Reestruturação da feira municipal recebeu investimento social da Fundação BB e Cáritas Brasileira para impulsionar comércio local com soluções digitais de pagamento
A cidade de Boqueirão, no interior da Paraíba, foi mais uma a receber o projeto Nossa Feira Popular e Solidária - iniciativa estratégica do Banco do Brasil intitulada Município Mais que Digital, em parceria com os municípios e o apoio da Fundação Banco do Brasil e Cáritas Brasileira. A reinauguração da feira ocorreu no dia 15 e terá novas edições sempre aos sábados, em frente ao Mercado Municipal. O objetivo do Município Mais que Digital é fortalecer a economia local, por meio da educação financeira e do estímulo às soluções digitais de pagamento, sendo uma abordagem com perspectiva territorial que beneficia todos os atores locais e de promoção do desenvolvimento sustentável.
Antes de Boqueirão, os municípios que já receberam Nossa Feira Popular e Solidária foram: Castelo do Piauí (PI) e Pedreiras (MA). Para a reestruturação das feiras, os comerciantes receberam barracas padronizadas, capacitação de educação financeira e os estudantes da rede municipal receberam a cartilha “Conectados”, que aborda os benefícios da utilização dos meios digitais de pagamento.
Como forma de mobilizar os feirantes de Boqueirão, a gerente da agência local do Banco do Brasil, Angela Freitas, fez um sorteio de uma máquina de pagamento. “A ideia é divulgar o aparelho e mostrar para os feirantes que é possível a utilização de outras formas de pagamento, para além do dinheiro”, destaca a gerente.
O ganhador do sorteio foi o feirante Rafael da Silva, um dos líderes da Associação dos Feirantes, Ambulantes e Comerciantes de Boqueirão. Ele conta que a cidade recebeu muito bem a reorganização da feira e que muitos clientes elogiaram o projeto. “As pessoas que passaram por aqui elogiaram as barracas, a coleta seletiva e se sentiram muito felizes porque isto ajuda até no aumento do turismo”, avalia.
Além de Angela Freitas e do superintendente regional do Banco do Brasil de Campina Grande, Célio Cintra, também participaram da solenidade o vice-prefeito Marcos Freitas, representantes da Cáritas Brasileira e o gerente de Implementação de Programas e Projetos, André Grangeiro, representando a Fundação BB.
Nossa Feira Popular e Solidária
O Projeto Nossa Feira Popular e Solidária recebeu investimento social da Fundação BB no valor de R$ 10 milhões para ser usado em duas etapas e atender 21 municípios, em quatro estados do nordeste brasileiro: Piauí, Paraíba, Maranhão e Bahia.
Na primeira etapa foram disponibilizados R$ 2 milhões e no atual estágio, o investimento é de cerca de R$ 8 milhões, que está sendo usado na revitalização, estruturação das feiras , formação dos feirantes com capacitações nas áreas de educação financeira, empreendedorismo e gestão dos resíduos sólidos. A iniciativa tem como objetivo reconhecer a importância das feiras livres enquanto ponto comercial por onde circula representativa parcela da população e a influência destes espaços na construção cultural dos municípios brasileiros.
Investimento Social na Paraíba
Nos últimos dez anos a Fundação BB investiu mais de R$ 55 milhões no estado da Paraíba. Foram mais de 165 projetos executados, em 98 municípios e mais de 480 mil pessoas atendidas.
O maior investimento no estado foi em projetos para construção de cisternas (Água para Beber e Água de Produção), que somou mais de R$ 35 milhões. O segundo maior investimento foi na área de educação, sendo R$ 3 milhões repassados para o programa AABB Comunidade, que atende crianças e adolescentes no contraturno escolar. Além disso, os projetos de agroecologia receberam aporte de mais de R$ 2 milhões.