Quarta, 21 Fevereiro 2018 10:40

Recife ganha polo de profissionalização e reúso de eletroeletrônicos Destaque

Escrito por Dalva de Oliveira
Avalie este item
(1 Votar)

Com recurso da Fundação BB, Instituto Intercidadania aumentará a oferta de cursos de aperfeiçoamento tecnológico e formará rede de parceiros que trabalham com a cadeia da reciclagem

O Instituto Intercidadania e a Fundação Banco do Brasil formalizaram parceria, nessa quarta-feira (21), para a implantação do Polo de Formação Técnica e Reúso de Eletroeletrônico - unidade de formação e vivência prática de metarreciclagem e economia circular.

Fruto da fusão entre o Instituto Intercidadania e o Centro Marista Circuito Jovem do Recife, a nova unidade vai receber investimento social da Fundação BB no valor de R$ 758 mil para ampliação no atendimento aos jovens carentes, com oferta de cursos nas modalidades de qualificação profissional e aperfeiçoamento tecnológico.

O polo ainda terá como novidade a implantação da rede de reaproveitamento de equipamento de tecnologia da informação e a destinação adequada de equipamentos eletroeletrônicos pós-consumo, com o envolvimento de empresas, organizações não-governamentais e entidades parcerias que trabalham com a cadeia da reciclagem.

O novo espaço receberá equipamentos, máquinas, ferramentas e veículos necessários aos processos de recebimento, triagem, guarda, desmontagem e reúso dos materiais. Na lista de materiais recuperados estão computadores – desktop e portáteis, impressoras, celulares e centrais telefônicas. Após recondicionados e em plenas condições de reúso, os produtos serão prioritariamente doados a escolas, órgãos públicos e entidades do terceiro setor.

De acordo com Domingos Sávio França, gestor do Polo de Formação, está previsto atender catadores de matérias recicláveis, que estão entre os públicos prioritários da Fundação, para que eles conheçam os variados tipos de materiais e passem a fazer a triagem do que pode gerar renda, além de serem orientados sobre periculosidade do manejo e descarte ambientalmente correto.

“Além dos cursos de mídias sociais e web designer que já oferecemos à população, vamos ampliar a nossa atuação com viés em arranjos produtivos, alinhados às tecnologias sociais nas áreas de inclusão social, reciclagem, inovação tecnológica e espaço de convergência, certificadas pela Fundação BB”, disse o gestor.

Outra novidade do projeto será o uso, em breve, do aplicativo Recycler Electronics - desenvolvido para atender as obrigações previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos e necessidades dos geradores de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, oferecendo serviços de coleta e descarte correto do lixo eletrônico. Por meio de um simples toque na tela do celular, os geradores de resíduos (pessoas físicas ou jurídicas) poderão solicitar a coleta para descarte do resíduo.

Além da capacitação
Reconhecida como referência de inclusão sociodigital, o Instituto Cidadania, em Recife (PE), atendeu mais de 15 mil jovens carentes em cursos e oficinas, encaminhou 3,5 mil participantes ao mercado de trabalho e processou aproximadamente 800 toneladas de lixo eletroeletrônico, em quase uma década de existência. Durante esse período, cerca de quatro mil computadores foram doados para 300 entidades do Nordeste, o que configura o atendimento indireto à cerca de 300 mil pessoas.

Para maiores informações sobre os cursos e matrículas, entre em contato pelos telefones (81) 3441-1428 ou (81) 3266-7316.

Assista aqui ao vídeo sobre o polo de reúso.


A divulgação deste assunto contempla três Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda da Organização das Nações Unidas com metas para o ano de 2030.

01ods 100x100 08ods 100x100 010ods 100x100      

Ler 8021 vezes Última modificação em Terça, 27 Fevereiro 2018 11:40

4 comentários

  • Link do comentário Ialy Alves Sexta, 17 Maio 2019 10:46 postado por Ialy Alves

    Vcs fazem coleta de lixo eletrônico? Tenho aparelhos de DVD, notebook, purificador de água, gabinete de computador, modem, teclado, mouse e uma série de controles remotos, cabos e fios.

  • Link do comentário ADEMIR Terça, 14 Agosto 2018 18:12 postado por ADEMIR

    Tenho impressoras para reciclagem.
    Rua Velha, 90/204 - Boa Vista - 50.060.210 -Recife

  • Link do comentário Fundação Banco do Brasil Quinta, 22 Fevereiro 2018 11:26 postado por Fundação Banco do Brasil

    Olá senhor pai Bernardo Pereira, bom dia. Obrigada por entrar em contato com a Fundação Banco do Brasil. Parabéns pela iniciativa e por incentivar seu filho! Para maiores informações sobre os cursos e matrículas, entre em contato pelos telefones (81) 3441-1428 ou (81) 3266-7316. Um grande abraço!

  • Link do comentário BERNARDO PEREIRA....(Pai) Quinta, 22 Fevereiro 2018 07:47 postado por BERNARDO PEREIRA....(Pai)

    PREZADOS, Ontem a noite, houve uma apresentação pela Rede Globo de algo relacionado a FUNDAÇÃO BB, porem não pude prestar atenção no assunto haja vista o local estava muitíssimo barulhento.... Assim mesmo consegui anotar o TELEFONE de RECIFE (3441.1428) ..... Meu interesse se prende ao MEU FILHO que tem 17 anos e estuda no ETEPAN fazendo o terceiro Ano do Ensino Médio em tempo Integral (Dois Expedientes).... Minha PERGUNTA se prende em saber dos SENHORES sobre se existe uma CHANCE, uma OPORTUNIDADE, para este Meu Jovem ingressar em Vossos CURSOS, uma vez que Ele se encontra exatamente concluindo o Curso Técnico Profissionalizante na área de Informática ???
    Estarei entrando em Contato também pelo Tel. 3441.1428 ainda hoje !!!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.