Quarta, 25 Outubro 2017 16:23

Projeto revitaliza bacia do Rio Descoberto no Distrito Federal Destaque

Escrito por Paula Crepaldi
Avalie este item
(1 Votar)
Barragem do Rio Descoberto Barragem do Rio Descoberto Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Fundação BB e GDF assinaram convênio que prevê plantio de mudas nativas, construção de pequenas bacias para evitar assoreamento de rios e capacitação de 90 agricultores para o uso racional da água

Em meio à uma estiagem prolongada e uma das piores crises hídricas já enfrentradas no Distrito Federal, uma parceria entre a Fundação Banco do Brasil e o Governo do Distrito Federal irá investir um milhão de reais para a revitalização da bacia hidrográfica do Alto Rio Descoberto, que atende cerca de 70% da demanda de água da população.

Entre as ações previstas estão a revitalização de 224 nascentes com a participação de mutirões das comunidades para o plantio de mudas nativas do Cerrado; a construção de 1,2 mil Barraginhas (pequenas bacias que facilitam a infiltração da água no solo e impede o despejo de sedimentos em nascentes e leitos de rios); e a implantação de 40 unidades demonstrativas de manejo de irrigação.

Outra ação é a capacitação de 90 agricultores familiares para o uso racional da água e para a preservação das áreas de mananciais. "O envolvimento dos agricultores é fundamental para a preservação dos mananciais da Bacia do Descoberto, tanto no uso da água, quanto do solo. Por isso, vamos promover a capacitação e o envolvimento deles no plantio de mudas", afirmou o presidente da Fundação Banco do Brasil, Asclepius Soares.

Também faz parte do convênio a aquisição de veículos e equipamentos para readequação de estradas e propriedades rurais a fim de evitar enxurradas que levem ao assoreamento dos rios. A assinatura do convênio ocorreu durante a abertura da Terceira Mostra Tecnológica da Pecuária do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) – PecBrasília, no Parque de Exposições Agropecuárias Granja do Torto, com a participação de diversas autoridades, inclusive o governador Rodrigo Rollemberg.

Leia também: Fundação BB faz parcerias para recuperação do Cerrado do DF

Foto Dênio SimõesAgência Brasília 1 

Foto: Denio Simões/Agência Brasília

A divulgação deste projeto contempla quatro Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda da Organização das Nações Unidas com metas para o ano de 2030.

06 ods100x100 013ods 100x100 014ods 100x100 015ods 100x100

Ler 6715 vezes Última modificação em Quarta, 25 Outubro 2017 17:15

1 Comentário

  • Link do comentário Paula Queiroz Prado Segunda, 29 Abril 2019 16:00 postado por Paula Queiroz Prado

    Fantástica a iniciativa! Parabéns a FBB, ao GDF, as Associações de agricultores e todos os envolvidos.
    Estamos com interesse de um Município do interior do Mato Grosso do Sul em desenvolver projeto em parceria com a FBB ligado a correta destinação de resíduos sólidos do segmento da AGRO.
    Na visão do Prefeito o projeto terá por objetivo utilizar os resíduos tipo paletes e outras embalagens de maquinários destinados a Agricultura (Embalagens de maquinários da John Deere e assemeolhados, por exemplo) para capacitar jovens e adultos da região em conhecimentos de marcenaria, reparos e outros tendo como referência o aproveitamento desse material que até então vai para descarte/lixo.
    Há alguma possibilidade de estruturar essa ideia/projeto fora de algum edital da FBB, considerando que não há edital vigente atualmente?
    Obrigada.
    Paula
    Agência Setor Público Campo Grande

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.