Sexta, 08 Dezembro 2017 10:29

Programa AABB Comunidade revela jovens talentos no esporte Destaque

Escrito por Dalva de Oliveira
Avalie este item
(1 Votar)

Participantes ganham títulos em práticas marciais e levam aprendizados para a vida adulta

A prática esportiva aliada à educação é um dos métodos usados pelo Programa AABB Comunidade para trabalhar autoestima, disciplina, capacidade de superação, responsabilidade, sentimento de cidadania e sociabilidade dos educandos. O esporte tem trazido benefícios às crianças e adolescentes que vão além do bem-estar físico. As AABBs de Itanhandu (MG) e Picos (PI) apresentam alguns casos de sucesso.

Modalidades oferecidas no programa, como karatê, Jiu-jitsu e judô, têm despertado grande interesse e revelado talentos em competições municipais, estaduais e nacionais. Um dos destaques é o campeão mineiro de judô na categoria sub21 Caíque Fernandes, representando o estado de Minas Gerais. Com diversos títulos na carreira, o esportista agora quer se dedicar na preparação de outras crianças a trilhar o mesmo caminho. No mês passado, ele se tornou professor do programa e hoje comanda uma turma com 60 atletas.

“Participei do AABB Comunidade entre os anos de 2001 a 2009. Iniciei no programa no mesmo dia que ele começou em Itanhandu. A experiência me possibilitou estudar, conhecer pessoas e construir valores sociais e culturais. Enquanto estive no projeto soube aproveitar todas as atividades - música, arte e esporte - que me fizeram conhecer outras propostas na vida. Logo, o judô foi um grande alvo para que eu me tornasse um faixa preta e agora um professor”, declarou Caique.

Na cidade de Picos (PI), as aulas de karatê tiveram início em 2000, mesma data do lançamento do AABB Comunidade na cidade. De acordo com a coordenadora pedagógica, Maria José Rodrigues, a prática foi incluída devido à motivação e ao entusiasmo dos educandos com os espaços oferecidos pelo clube. O karatê também foi escolhido por promover a disciplina e a socialização, além da possibilidade de preparar os educandos para se tornarem campeões.

E por falar em campeão, o ex-aluno João Paulo da Silva Sousa é um exemplo de garra e de força de vontade. O adolescente de apenas 15 anos já é um colecionador de títulos no karatê. Suas conquistas foram possíveis, graças à parceria com o técnico e educador social, Francisco Arcanjo de Oliveira.

“O esporte cooperativo veio para favorecer a prática de valores integrativos e coletivos, desenvolvendo a convivência grupal, proporcionando bem-estar e melhor qualidade de vida. O esporte também afasta nossos jovens do uso de drogas e traz benefícios consideráveis à saúde", disse Maria José.

Na relação dos títulos de João Paulo, destacam-se duas medalhas de ouro no Campeonato Panamaericano de Karatê Interestilos realizado na Argentina, em 2014; medalha de Prata no Campeonato Norte-Nordeste, campeão na categoria infanto juvenil,em Belém (PA), em 2015 e medalha de prata no Campeonato Norte-Nordeste de Karatê - Interestilo, em Feira de Santana (BA), em 2015.

30 anos de AABB Comunidade
O AABB Comunidade é uma tecnologia social que oferece complementação escolar para crianças e adolescentes da rede pública de ensino, com idades entre 6 e 18 anos incompletos. O Programa está completando 30 anos em 2017 - fruto de parceria entre a Fundação BB e a FENABB e realizado nas AABBs de todo o País. De 2007 a 2017, o investimento social da Fundação BB no projeto foi de R$ 172,6 milhões, com atendimento a 592 mil participantes de 478 municípios de todo país.

A divulgação deste projeto contempla dois Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda da Organização das Nações Unidas com metas para o ano de 2030.

03ods 100x100 04ods 100x100

Ler 3743 vezes Última modificação em Sexta, 08 Dezembro 2017 10:46

1 Comentário

  • Link do comentário marcilene Mariano Sexta, 08 Junho 2018 09:46 postado por marcilene Mariano

    Bom dia!

    Como faço para que meu filho possa participar desses projetos ele tem 7 anos e morro no bairro feu rosa serra es.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.