Terça, 29 Novembro 2016 16:03

Expocatadores 2016 reúne trabalhadores e cooperativas de vários países Destaque

Escrito por Bruno Maciel
Avalie este item
(1 Votar)

Evento acontece em Belo Horizonte com Feira de Negócios e Inovação Social, Espaço de Reflexão, Formulação e Debate

A Fundação Banco do Brasil participou da abertura do maior evento voltado aos catadores de materiais recicláveis do país, a Expocatadores, ontem, em Belo Horizonte. Em sua sétima edição, o evento reúne cerca de 2.500 catadores de todo o país, América Latina, Caribe, África e Ásia e marca o 15º aniversário do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável (MNCR).

Durante a abertura, que contou com cerca de mil pessoas, o MNCR e a Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado de Minas Gerais assinaram termo de cooperação técnica com o compromisso da inserção dos catadores nos programas de coleta seletiva municipais e nas propostas de logística reversa, visando dar cumprimento ao prazo legal estabelecido para o fechamento dos lixões.

A Expocatadores tem sido um importante veículo de disseminação de conhecimentos, exposição de projetos sociais, iniciativas empresariais e tecnologias que visam o aprimoramento da gestão da coleta seletiva solidária. Luiz Gonzaga de Carvalho, assessor da Fundação Banco do Brasil, revela que a instituição participa do evento desde a sua primeira edição. “Acreditamos que a Expocatadores possui sinergia com o Programa Cataforte, que é o principal programa de apoio à inclusão socioprodutiva de catadores com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, por meio da Responsabilidade Compartilhada, Logística Reversa e Acordo Setorial”, explica.

A Feira de Negócios e Inovação Social é um dos dois eixos principais da Expocatadores. Ela traz novas tecnologias, equipamentos e produtos úteis para a coleta seletiva e oportunidades comerciais no ramo da reciclagem.

Já o segundo eixo, denominado de Espaço de Reflexão, Formulação e Debate, são realizados seminários, palestras, oficinas e outras atividades voltadas à troca de experiências, à qualificação técnica, produtiva e ao desenvolvimento econômico e social dos catadores de materiais recicláveis.

Ler 5129 vezes Última modificação em Terça, 29 Novembro 2016 16:08

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.