Sexta, 09 Dezembro 2016 15:10

Projeto vai capacitar catadores no Rio Grande do Norte Destaque

Escrito por Lídia Mara
Avalie este item
(1 Votar)

Fundação BB vai investir R$49 mil no Recicla Seridó que faz parte do projeto Voluntários BB/FBB

Para contribuir com a melhoria da qualidade de vida de catadores de materiais recicláveis do Rio Grande no Norte, a Fundação Banco do Brasil e a Cáritas Diocesana formalizaram nesta quarta-feira (7), o lançamento do projeto Recicla Seridó.

O convênio faz parte do projeto Voluntários BB/FBB 2016 e destinará cerca de R$ 49 mil para 50 trabalhadores quem vivem da reciclagem nos municípios de Caicó, Acari, Currais Novos, Santana do Matos e Parelhas.

A proposta é capacitar os participantes por meio de oficinas sobre cooperativismo, autogestão, liderança, conhecimentos legais, trabalho em rede, gênero, lei Maria da Penha e segurança no trabalho. O projeto também visa conscientizar a população da região através de campanhas educativas, entre fevereiro e setembro do próximo ano.

Além disso, está prevista a contratação de assessoria especializada para realização de campanhas educativas com a finalidade de sensibilizar a sociedade sobre a importância da implementação da coleta seletiva solidária, envolvendo a formação de multiplicadores nas escolas, nos postos de saúde, empresas e instituições da região. Também estão programadas a aquisição de um computador, materiais didáticos, banners e folders, camisetas, bolsas e bonés para o desenvolvimento das atividades.

Para Alcides Berlamino, presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Caicó, que é uma das entidades participantes do projeto, a formação envolve os trabalhadores e fortalece a atividade. “Essa capacitação chegou em boa hora. Vamos aprender um pouco mais, melhorar nosso trabalho em rede e reforçar a importância do trabalho da reciclagem. Quando somos qualificados, a gente passa a ser visto pela sociedade, aumenta nossa autoestima e nossa produtividade.”

Montagem

Ler 6435 vezes Última modificação em Sexta, 09 Dezembro 2016 15:58

2 comentários

  • Link do comentário ACRESEA Terça, 13 Dezembro 2016 07:10 postado por ACRESEA

    Bom Dia.
    Somos a ACRESEA - Associação Caraubense de Reciclagem Serviços e Educação Ambiental. Há mais de 06 anos que atuamos aqui em Carraúbas-RN, com a colaboração de boa parte da população na coleta seletiva urbana e auxiliando os catadores do lixão que num total são aproximadamente 23 famílias que vivem trabalhando lá. Até agora não tivemos a sensibilidade do poder público municipal para dar-nos apoio a esta luta tão importante.
    Amigos da Fundação Banco do Brasil, por favor nos ajude, venham conhecer nosso trabalho, temos certeza que com um pequeno suporte, seremos capazes de fazer muito mais, porque hoje mesmo sem termos condições, conseguimos o feito de não deixar ir para o lixão mais de 100 mil quilos/ano aqui em Caraúbas - RN.
    Por favor venham conhecer nosso trabalho, por favor nos ajude nessa luta.
    Obrigado.
    Associação Caraubense de Reciclagem Serviços Educação Ambiental
    CNPJ. 11.196.308/0001-70 - Ins. Mun. 16450527 - Cod. Atvs. 94.30-6-00/ 94.93-6-00
    Rua Lino Guerra, 50 Bairro Sebastião Maltez - Tel. (84) 99976 0996 / 99354 9303
    E-mail: acresea@hotmail.com.br Site http://www.acresea.blogspot.com
    59.780-000 Caraúbas – Rio Grande do Norte
    UTILIDADE PÚBLICA - Lei Ordinária Nº 897 de 18 de Setembro de 2009

  • Link do comentário Alcides Belarmino da Silva Sábado, 10 Dezembro 2016 15:31 postado por Alcides Belarmino da Silva

    Quero agradecer a FundaçãoBanco do Brasil, por elaborar esse projeto, que vai capacitar vários catadores da Região Do Serido.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.