Segunda, 28 Agosto 2017 14:23

Projeto leva água potável e trabalho para Quilombolas do Pará Destaque

Escrito por Assessoria de Comunicação
Avalie este item
(1 Votar)

Parceria entre a Fundação BB e entidade local vai atender 70 famílias em comunidade do município de Moju

Os moradores do quilombo de São Manoel têm sonhos em comum: novas oportunidades de trabalho e acesso à água potável. A comunidade localizada no Território do Jambuaçu, a 42 quilômetros do município de Moju (PA), possui um único reservatório com capacidade de dez mil litros, com mais de 20 anos de uso e insuficiente para a população atual.

Uma parceria inédita entre a Associação Quilombola dos Agricultores de São Manoel e a Fundação Banco do Brasil traz esperança de transformação social. Com investimento de R$ 250 mil, o projeto “Potencializando Direitos e Levando Dignidade para a Comunidade Quilombola de São Manoel” irá construir um microssistema de abastecimento de água com poço artesiano, instalação de caixa d’água central e encanamentos. A estrutura tem capacidade para atender o consumo das 70 famílias que vivem no local.

O presidente da associação, Manoel Almeida, destaca a importância de garantir o abastecimento de água na região. “Apesar da abundancia de água na comunidade, ela não é própria para o consumo. Essa questão vinha nos preocupado bastante”, disse.

Além do sistema de abastecimento, o projeto também prevê a implementação de um atelier de corte e costura, onde serão ministrados cursos de capacitação. Trabalhar com corte e costura é um desejo antigo das mulheres da comunidade que sonham com a possibilidade de resgatarem a cultura e a autonomia familiar.

“Estamos bem otimistas com esse projeto, pois vai atender toda família, beneficiando os mais jovens, que são a grande maioria. Queremos que eles encontrem um meio de sustento aqui, para que não precisem buscar oportunidades nas grandes cidades. Esperamos que consigam trabalhar e criar seus filhos em nossa terra”, concluiu Manoel.

A divulgação deste projeto contempla três Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda da Organização das Nações Unidas com metas para o ano de 2030.

03ods 100x100 06 ods100x100 012ods 100x100

Ler 4940 vezes Última modificação em Quinta, 31 Agosto 2017 10:30

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.