Quinta, 13 Abril 2017 14:38

Prêmio da Fundação BB amplia tecnologia de reaproveitamento de água para irrigação Destaque

Escrito por Assessoria de Comunicação
Avalie este item
(1 Votar)

Após vencer o Prêmio de Tecnologia Social 2015, iniciativa do Rio Grande do Norte expande e atende mais famílias do semiárido

Passados dezesseis meses em que foi vencedor do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2015, o projeto Água Viva: Mulheres e o Redesenho da Vida no Semiárido do Rio Grande Norte segue firme no reuso de água nos quintais produtivos, uma alternativa que gera vida e renda para as famílias. Já são 14 sistemas de reuso instalados, com 14 mulheres beneficiadas diretamente e outras 50 de forma indireta, com troca de experiências, comercialização solidária e assessoria técnica.

Desenvolvido em 2013 pelo Centro Feminista 08 de Março (CF8), em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e financiamento da União Europeia, o projeto foi vencedor da categoria Mulheres. Foi implementado no assentamento Monte Alegre em Upanema (RN) e em municípios vizinhos. A tecnologia consiste no reaproveitamento de água utilizada nas atividades domésticas para irrigação, após processo de filtragem.

De acordo com a assessora técnica, Ivi Aliana Dantas, com o recohecimento, a iniciativa recebeu visitas de pessoas interessadas na metodologia de diferentes estados, além de técnicos de países do Mercosul. Também viabilizou a edição de uma publicação sobre a mobilização e o passo a passo da construção da tecnologia.  “Ampliamos o debate e as práticas em reuso de água, tecnologia que consideramos muito importante para a convivência com o semiárido. Para o CF8 e para as mulheres do assentamento Monte Alegre isso foi possível pela visibilidade das ações e o reconhecimento do trabalho realizado”, declarou.

Conheça mais sobre a tecnologia: https://youtu.be/jmfflq-dPPM

Prêmio 2017

Com inscrições abertas até o dia 31 de maio, a 9ª edição do Prêmio vai certificar e premiar iniciativas capazes de gerar soluções para os diversos problemas sociais. Podem participar instituições sem fins lucrativos,como fundações, organizações da sociedade civil, instituições de ensino e pesquisa, legalmente constituídas no Brasil, de direito público ou privado, e que tenham sua iniciativa desenvolvida no País.

Além disso, foi criada categoria internacional com os temas "Água e Meio Ambiente, Agroecologia ou Cidades Sustentáveis", destinada a iniciativas realizadas em um ou mais países da América Latina e do Caribe, que possam ser reaplicadas no Brasil. Serão três finalistas por categoria e as vencedoras serão conhecidas na cerimônia de premiação em novembro. Todas as categorias são relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, diretrizes e metas da Organização das Nações Unidas para a Agenda 2030.

Este ano, o concurso tem a cooperação da UNESCO no Brasil e o apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do Banco Mundial, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Banco de Tecnologias Sociais

As iniciativas inscritas passam também por processo de certificação e caso sejam validadas passam a integrar o Banco de Tecnologia Social (BTS) da Fundação BB, base de dados que já possui 850 iniciativas.

O BTS tem a finalidade de promover metodologias reconhecidas por promoverem a resolução de problemas comuns às diversas comunidades brasileiras. O conteúdo está disponível em português, inglês, francês e espanhol, além de app para os sistemas operacionais de celular iOS e Android.


Os resultados de cada etapa do Prêmio serão divulgados no site da Fundação Banco do Brasil (www.fbb.org.br) e no BTS (tecnologiasocial.fbb.org.br ).

A leitura do regulamento e o procedimento de inscrição podem ser feitos no site: www.fbb.org.br/premio

A divulgação deste prêmio contempla todos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda da Organização das Nações Unidas com metas para o ano de 2030.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15  1716

 

Ler 616 vezes Última modificação em Quinta, 13 Abril 2017 15:15

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.