Quinta, 01 Agosto 2019 13:54

Paraíba recebe mais uma edição da Nossa Feira Popular e Solidária Destaque

Escrito por Estela Monteiro
Avalie este item
(0 votos)

Portal Interna   Nossa Feira Sao Joao
Desta vez, a cidade de São João do Rio do Peixe reinaugurou sua feira livre que é realizada aos sábados

Os feirantes de São João do Rio do Peixe, cidade localizada no semiárido paraibano, estão felizes com a reinauguração da Nossa Feira Popular e Solidária, que ocorreu no sábado (27). Os 107 feirantes passaram por processo de capacitação e receberam, além de barracas novas, equipamentos de trabalho como jalecos, luvas, sacolas e balanças. Também foram instaladas lixeiras e contêineres que serão utilizadas para separação correta dos resíduos sólidos da feira.

O feirante Luís Gomes é um dos comerciantes que elogiaram a organização da feira. “Antes não tinha padronização de barracas. Para andar com sacola era difícil. Agora dá até para andar com carrinho de compras. Está muito bonita, a organização possibilita até passear”, comemora.

Para o gerente geral da agência do Banco do Brasil de Cajazeiras (PB), Alan Franklin Almeida Fernandes, a ação é muito positiva. “Os feirantes agradecem com brilho nos olhos. Onde pudermos atuar com um projeto desse tipo, além de fortalecer a imagem do Banco e da Fundação BB, causa um impacto social muito grande”, afirma.

Além de Alan Franklin, também participaram da reinauguração o prefeito de São João do Rio do Peixe, José Airton Pires de Sousa, o vice-prefeito Marcos Aurélio Pamplona Gonçalves, além de secretários municipais e vereadores. A gerente da agência local do Banco do Brasil, Maria Aparecida da Silva Araújo, também esteve presente. Um grupo de violeiros liderado pelo músico Chico Xavier, popular na localidade, ficou responsável pela animação do evento.

Jaime Conrado, assessor da Cáritas Brasileira, afirmou estar satisfeito com a repercussão entre os feirantes. “É bem emocionante ouvir o depoimento dos feirantes. Eles dizem que já houve pequenos acidentes na hora da montagem, pois o pessoal se cortava com o ferro velho das barracas. Agora está muito organizado, tem coleta de lixo e limpeza”, explica.

Sobre o Nossa Feira

O Nossa Feira Popular e Solidária é realizado com a parceria da Fundação Banco do Brasil e da Cáritas Brasileira. A ação irá contemplar 21 feiras livres nos estados da Bahia, Piauí, Maranhão e Paraíba. As cidades paraibanas que já receberam a reedição da feira livre foram: Boqueirão, Conceição e São João do Rio do Peixe. O Nossa Feira está inserido na estratégia Município Mais que Digital, ação do Banco do Brasil em parceria com os municípios, cujo objetivo é fortalecer as economias locais, por meio do estímulo às soluções digitais de pagamento, sendo uma abordagem territorial de promoção do desenvolvimento sustentável e que beneficia os atores locais.

O projeto recebeu investimento social no valor de R$ 10 milhões da Fundação BB e a iniciativa reconhece a importância das feiras livres enquanto ponto comercial, por onde circula representativa parcela da população e também por ser um espaço de fortalecimento cultural nos municípios brasileiros.

Para promover a cultura da educação financeira na comunidade local foram distribuídas edições da cartilha Conectados, para os estudantes da rede municipal de São João do Rio do Peixe. O conteúdo do gibi exibe de forma lúdica, por meio de histórias que retratam os benefícios da utilização dos meios digitais de pagamento. Você pode baixar uma versão da revista aqui.

Ler 354 vezes Última modificação em Quinta, 01 Agosto 2019 14:43

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.