Sexta, 21 Fevereiro 2020 15:34

Orquestrando o Brasil realiza concerto em Boa Vista Destaque

Escrito por Camila Maxi
Avalie este item
(1 Votar)

Portal Interno OrquestrandoB

A capital de Roraima é a primeira cidade do norte do país a receber o projeto, que contabiliza mais de 500 grupos participantes pelo Brasil

A cidade de Boa Vista (RR) foi tomada pela emoção no último sábado (15) com a realização de um espetáculo do projeto Orquestrando o Brasil, idealizado pelo maestro João Carlos Martins. A praça Fábio Paracat se tornou palco para o concerto ao ar livre com a performance de 170 músicos.

Participaram do evento a Orquestra de Câmara, Orquestra infantojuvenil, Banda Juvenil e o Coral Infantil do Instituto Boa Vista de Música, além do Coral Cênico da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec). A iniciativa recebeu o apoio da Fundação Banco do Brasil, do Serviço Social da Indústria (Sesi) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), para a realização de concertos pelo país, com grupos musicais integrantes do projeto.

Música para todos
O músico João Carlos Martins aproveitou, no dia 14, para conhecer o polo Vila Olímpica Roberto Marinho do Instituto Boa Vista de Música (IBVM) e se inteirar sobre as atividades musicais desenvolvidas no local. O instituto foi criado em 2005 pela prefeitura de Boa Vista, em parceria com a Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), com a finalidade de democratizar o ensino da música na cidade, e promover o desenvolvimento artístico cultural de crianças e adolescentes, de 7 a 22 anos.

O venezuelano Beany Cabrera é diretor musical do IBVM e destaca a importância da música. ”Sou violinista e desde que estou em Boa Vista faço esse trabalho social. Usamos a música para transformar vidas. E seguimos essa linha para melhorar a vivência de crianças, jovens e adolescentes”, ressalta Beany.

Em outro passeio no mesmo dia, o maestro foi até o Rondon 3, maior abrigo para imigrantes do estado, onde conversou com músicos venezuelanos e fez um breve concerto. A iniciativa emocionou o público. Há oito meses no Brasil, a estudante Zoraide de 19 anos chegou da Venezuela acompanhada de sua família em busca de melhores oportunidades e gostou de assistir ao concerto do maestro. “Viemos para ter um futuro melhor. Mas nunca pensei que fosse ter apoio ainda mais num país vizinho e, graças a Deus, temos sido amparados”, afirma Zoraide.

Confira como foi o emocionante concerto:

 

Sobre o projeto
O Orquestrando o Brasil é uma plataforma digital para disseminação de conteúdo, oferecendo capacitação para regentes e músicos, além de ser uma ferramenta para a troca de conhecimento. O portal visa construir uma relação permanente e online de suporte e informação. A plataforma dá apoio para que, a partir dos recursos humanos e físicos de cada comunidade, os envolvidos possam liderar um movimento de expansão ou consolidação da música local. Um canal de comunicação, informação e interação, que tem o objetivo de unir os músicos.

Criado em 2018, atualmente o projeto tem mais 500 orquestras e bandas participantes, um universo que representa mais de quinze mil músicos, com grupos musicais de 180 municípios espalhados pelos estados de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Ler 535 vezes Última modificação em Terça, 03 Março 2020 09:49

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.