Terça, 09 Julho 2019 10:25

Mais um município paraibano recebe revitalização em feira de rua Destaque

Escrito por Dalva de Oliveira
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Portal Interno Nossa Feira Conceicao

Depois de Boqueirão foi a vez de Conceição reinaugurar o seu espaço. Feirantes locais também receberam treinamento em educação financeira, empreendedorismo e gestão de resíduos sólidos

A feira livre de Conceição (PB), localizada na região metropolitana do Vale do Piancó, distante 478 km de João Pessoa, foi reinaugurada no sábado (6). A Fundação Banco do Brasil e a Cáritas Brasileira são as responsáveis pela revitalização do espaço que reúne 164 bancas.

A ação faz parte do Projeto Nossa Feira Popular e Solidária, que está dentro da estratégia Município Mais que Digital do Banco do Brasil, uma parceria com os municípios cujo objetivo é fortalecer a economia local, por meio do estímulo às soluções digitais de pagamento com uma perspectiva territorial, que beneficia todos os atores locais e promove o desenvolvimento sustentável.

Quem frequenta o local se depara com uma infinidade de produtos – artesanato, roupas, calçados, plantas, cereais, miudezas em geral, além de verduras, legumes, frutas e hortaliças - fruto do trabalho dos agricultores familiares da região. “O novo espaço traz novas oportunidades, organização, infraestrutura e melhores condições de trabalho para as famílias”, declarou Francisco Fidelis Gomes, articulador da Cáritas.

É o caso da família de Gerson Carlos Vitorino e Francineide Vitorino que há 18 anos trabalha na produção de hortaliças, frutas e leguminosas na propriedade de 2,5 hectares. Três vezes por semana eles levam a produção para ser vendida nas feiras da região. Com a venda dos produtos o casal consegue lucrar cerca de R$ 2,5 mil por mês. “Estamos muito felizes. Além de ficar mais bonita e organizada, a nossa feira vai atrair mais clientes, melhorar as vendas e a lucratividade de todos”, disse Gerson.

O projeto Nossa Feira Popular e Solidária recebeu investimento social no valor de R$ 10 milhões da Fundação BB para ser aplicado em duas etapas e atender 21 municípios em quatro estados do Nordeste brasileiro: Piauí, Paraíba, Maranhão e Bahia. Na primeira etapa foram disponibilizados R$ 2 milhões, e no atual estágio o investimento é de cerca de R$ 8 milhões para revitalização, estruturação das feiras e capacitações. A iniciativa reconhece a importância das feiras livres enquanto ponto comercial, por onde circula representativa parcela da população e a influência destes espaços na construção cultural dos municípios brasileiros.

Para ampliar o alcance do projeto e valer-se do poder transformador do conhecimento, a Secretaria de Educação e os professores da rede municipal irão entregar cartilhas educativas aos alunos de escolas públicas. A cartilha gibi “Conectados” promove a educação financeira e digital desse público de forma lúdica, por meio de histórias que retratam os benefícios da utilização dos meios digitais de pagamento.

Investimento Social na Paraíba

Nos últimos dez anos a Fundação BB investiu mais de R$ 55 milhões no estado da Paraíba. Foram mais de 165 projetos executados, em 98 municípios e mais de 480 mil pessoas atendidas. O maior investimento no estado foi em projetos para construção de cisternas (Água para Beber e Água de Produção), que somou mais de R$ 35 milhões. O segundo maior investimento foi na área de educação, sendo R$ 3 milhões repassados para o programa AABB Comunidade, que atende crianças e adolescentes no contraturno escolar. Além disso, os projetos de agroecologia receberam aporte de mais de R$ 2 milhões.

Ler 221 vezes Última modificação em Quarta, 10 Julho 2019 09:47

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