Sexta, 21 Setembro 2018 09:28

Juventude rural e de olho no futuro Destaque

Escrito por
Avalie este item
(1 Votar)

Portal Juventude Rural
Programa de incentivo ao protagonismo do jovem no campo fortalece práticas sustentáveis de cultivo agroecológico e uso da sociobiodiversidade em Arinos

 

Quando a gente fala de vida na roça, naturalmente nos vem à cabeça um lugar calmo, sem muita tecnologia e onde a gente pode ver a vida passar um pouco mais devagar, sem aquela correria dos grandes centros urbanos. Certo? Bem, a realidade no campo mudou. O que antes era visto como um lugar pacato, que não atraía a atenção dos jovens para a garantia de um bom emprego e de permanência na área rural, hoje pode ser visto com uma terra de oportunidades. Pelo menos essa é a opinião de jovens que vivem na cidade de Arinos, interior de Minas Gerais.

A cidade tem a agricultura e a pecuária como pilares da economia local. Por meio da Copabase (Cooperativa de Agricultura Familiar Sustentável com base na Economia Solidária), jovens que atuam na área rural, desenvolvem atividades que oportunizaram renda. Com a implantação do Programa Juventude Rural, a cooperativa passou a oferecer também oportunidade de especialização no processamento e venda de baru (fruto típico do Cerrado) e seus derivados; produção de mel; produção de hortaliças e um núcleo de produção de fungicidas e repelentes biológicos para manejar pragas e doenças. Essas atividades mudaram completamente a visão de mercado desses jovens, que agora veem na área rural um lugar para aprimorar conhecimentos e investir no futuro com o apoio de novas tecnologias, estudos e a garantia de uma profissão que assegure sua sobrevivência. Abaixo, conheça algumas dessas histórias:

 

Portal BOX Marquinhos

Portal BOX Amanda

Portal BOX Vitória

Portal BOX Warllei cópia

O programa

O programa Juventude rural foi desenvolvido por meio de uma parceria entre Fundação Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Secretaria Nacional de Juventude (SNJ/SGPR) para apoiar projetos de cooperativas e associações que buscam estruturar empreendimentos econômicos de grupos de jovens rurais de 15 a 29 anos. para estimular seu protagonismo no campo, além de fortalecer práticas sustentáveis de cultivo agroecológico e uso da sociobiodiversidade. Ao todo, foram apoiados 48 projetos em todo país, selecionados via edital.

 

Assista ao vídeo sobre o Juventude Rural de Arinos:

 

 

 

 

A realização deste projeto contempla cinco Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda da Organização das Nações Unidas com metas para o ano de 2030.

08ods 100x100 010ods 100x100 011 ods 100x100 012ods 100x100 015ods 100x100

Ler 3764 vezes Última modificação em Terça, 02 Outubro 2018 12:20

1 Comentário

  • Link do comentário Lucilene Alves Lopes Quarta, 03 Outubro 2018 10:25 postado por Lucilene Alves Lopes

    Gostaria de saber onde comprar o produto destas pessoas? Vocês estão instruindo eles à vender diretamente na forma digital (pela internet)?

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.