Segunda, 08 Janeiro 2018 10:05

Fundação BB renova parceria com entidade para capacitação de jovens no RS Destaque

Escrito por Dalva de Oliveira
Avalie este item
(1 Votar)

Iniciativa criada por aposentada do BB já ofereceu oportunidades de formação cidadã e de qualificação profissional a três mil participantes

A qualificação profissional é um dos pontos fortes da Associação Comitê da Cidadania, da cidade de Sapucaia do Sul (RS). Mas a atuação vai além da capacitação, pois busca acolher os participantes com amor, como se fosse uma família.

É assim que tem sido o dia a dia na entidade que atua desde 1993 para garantir aos jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social o exercício da cidadania, o resgate da autoestima e, ainda, a preparação para o mercado de trabalho, por meio de capacitação. E o resultado dessa ação são os mais de três mil moças e rapazes certificados em panificação e confeitaria, informática, artesanato e metalomecânica (ramo da metalurgia que trabalha na produção de materiais metálicos, a exemplo de calhas e coifas). O projeto oferece também refeições diárias durante a realização dos cursos.

A idealizadora da inciativa é a funcionária aposentada do Banco do Brasil, Nára Clebia Morais Recktenwald, que inspirada na campanha “Brasil sem Fome”, do sociólogo Herbert José de Sousa - o Betinho - decidiu arregaçar as mangas para oportunizar aos jovens carentes da cidade o ingresso ao mercado de trabalho. Para a empreitada, ela convidou colegas do Banco do Brasil dos quais seis continuam atuando ativamente de forma voluntária.

Uma das exigências para participar do projeto é estar estudando. Os resultados são percebidos no comportamento, na frequência e notas escolares. Ao finalizar o curso, os alunos terão recebido conhecimentos de qualidade e estarão aptos aentrar no mercado de trabalho e assim contribuir também com o aumento da renda familiar.

A parceria com a Fundação Banco do Brasil iniciou em 1997, quando a entidade recebeu recurso para a compra de equipamentos que são usados até hoje. Em 2016, nova parceria foi firmada para renovação dos equipamentos da instituição.

Em 2017, a entidade foi contemplada com R$ 50 mil para a compra de um veículo utilitário, que é usado nas visitas às residências dos atendidos e semanalmente na compra de alimentos para as refeições dos alunos. Em dezembro, outra parceria foi firmada com Fundação BB, dessa vez no valor de R$ 69 mil para o projeto “Profissionalização e Cidadania”. O recurso será usado na capacitação de novos alunos, com início previsto para fevereiro próximo.

“Somos uma família. Aqui na nossa associação, esposas, esposos, filhos e amigos participam e atuam juntos sempre que necessário. A maioria dos alunos sentem-se inseridos em uma família, e não querem deixar a associação ao finalizar os cursos. Aqui eles têm carinho, alimentação, direitos e deveres. E os voluntários e funcionários que aqui chegam acabam ficando e se inserindo no contexto”, disse.

Além da Fundação BB, são parceiros também do Comitê, a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB), por meio do Instituto Viva Cidadania, Ministério Público, Grupo Gerdau e Renova de Cachoeirinha.

A divulgação deste assunto contempla três Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda da Organização das Nações Unidas com metas para o ano de 2030.

01ods 100x100 08ods 100x100 010ods 100x100      

Ler 1233 vezes Última modificação em Quarta, 10 Janeiro 2018 11:21

2 comentários

  • Link do comentário Vera lucia Rodrigues Terça, 09 Janeiro 2018 15:52 postado por Vera lucia Rodrigues

    Trabalho lindo.

  • Link do comentário Nára Clebia Morais Recktenwald Segunda, 08 Janeiro 2018 16:57 postado por Nára Clebia Morais Recktenwald

    Obrigada Fundação!
    Adoramos a matéria. Isso nos dá forças para continuar!
    Nára

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.