Sexta, 23 Agosto 2019 17:10

Feirantes de Demerval Lobão comemoram reinauguração da feira livre local Destaque

Escrito por Kelly Quirino
Avalie este item
(0 votos)

Portal Interno Feira Demerval
Com o apoio da Fundação BB e da Cáritas Brasileira 60 feirantes foram beneficiados

“Para ajudar a complementar a renda familiar, comecei a fazer lanches, produzir artesanato e montei uma barraca para vender na feira da cidade. Há quatro anos faço isto e por final de semana consigo ganhar em torno de 350 a 400 reais”. Foi assim que Maria do Socorro Farias começou a trabalhar na feira livre de Demerval Lobão, município localizado na grande Teresina, no Piauí.

Ela é uma das 60 feirantes beneficiadas com a reinauguração da feira que ocorreu no último domingo, 18. Os feirantes receberam novas barracas, jalecos e balanças digitais e mecânicas. No Mercado Público, onde ocorre a feira, foram instaladas lixeiras e containers para a gestão dos resíduos sólidos.

A iniciativa faz parte do projeto Nossa Feira Popular e Solidária que tem o apoio da Fundação Banco do Brasil e da Cáritas Brasileira. O objetivo do projeto é contribuir com o desenvolvimento econômico dos municípios e reconhecer a importância das feiras livres enquanto ponto comercial, por onde circula representativa parcela da população e também por ser um espaço de fortalecimento cultural.

A reinauguração também recebeu atividades culturais e educacionais. Uma banda de forró da região tocou ao lado dos estudantes das escolas municipais da cidade. A ideia surgiu do gerente de relacionamento do Banco do Brasil local, Francys Van Regis.

“Tentamos envolver a questão cultural e social no evento para fortalecer a cultura popular porque entendemos que a feira é um espaço que vai além do comércio. Para nós já é um patrimônio cultural”, avalia o gerente.

Francys também foi responsável por ministrar três encontros de educação financeira para os feirantes e repassou noções de controle de custo, fluxo de caixa e a importância do uso do cartão como meio de pagamento. “Toda a avaliação do processo é positiva, desde o envolvimento da prefeitura, a mobilização dos feirantes e agora, com a reinauguração da feira. Estamos muito orgulhosos”, finaliza.

Investimento Social

O Nossa Feira Popular e Solidária recebeu investimento social no valor de R$ 10 milhões da Fundação BB e vai atender 21 municípios em quatro estados do Nordeste Bahia, Maranhão, Paraíba e Piauí.

O projeto está inserido na estratégia Município Mais que Digital ação do Banco do Brasil em parceria com os municípios, com o objetivo de fortalecer as economias locais, por meio do estímulo às soluções digitais de pagamento, sendo uma abordagem territorial de promoção do desenvolvimento sustentável e que beneficia os atores locais.

Estiveram presentes no evento de reinauguração o prefeito municipal, Junior Carvalho, servidores municipais, secretários e representantes do Banco do Brasil e da Cáritas Brasileira. No estado do Piauí, além de Demerval Lobão, a cidade de Castelo do Piauí teve a feira revitalizada em abril deste ano. Leia aqui como foi.

 

Ler 353 vezes Última modificação em Sexta, 23 Agosto 2019 17:30

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.