Após revitalização feita em parceria com Fundação BB e Cáritas Brasileira, feirantes elogiam organização
No último sábado (20), mais uma feira foi reinaugurada pelo Projeto Nossa Feira Popular e Solidária. Desta vez, o município de Abaíra, na Bahia, foi beneficiado. A feira de Abaíra foi reestruturada e cada um dos 170 feirantes recebeu uma barraca nova. Também receberam equipamentos de segurança, como jalecos, botas e luvas para manejo de carnes e peixes, balanças digitais e de cereais, lixeiras e contêineres para separação de lixo reciclável, além do palco cultural instalado no local.
O novo espaço conta com mais limpeza e organização. “Agora a feira está bem mais bonita, antes algumas pessoas expunham a mercadoria no chão”, disse a feirante Maria Silva Santos Novais.
“É uma alegria muito grande fazer parte deste projeto. Esse resgate cultural é muito bonito e muito importante. Parabéns às entidades envolvidas, ao trabalho da prefeitura”, completou a gerente do Banco do Brasil local, Marianna Amanda dos Santos.
A iniciativa reconhece a importância das feiras livres enquanto ponto comercial, por onde circula representativa parcela da população e a influência destes espaços na construção cultural dos municípios brasileiros.
Estiveram presentes na solenidade de inauguração o prefeito municipal de Abaíra Edval Luz Silva, o vice-prefeito Hermínio Moreira, o presidente da Câmara dos Vereadores Norivaldo Luiz Silva, o representante superintendente regional da Bahia do Banco do Brasil, Fabian Farias de Oliveira, além de outras autoridades como secretários de estado.
Na ocasião, a comunidade local também pôde assistir às apresentações culturais de Bumba meu boi, xaxado e literatura de cordel, que teve a Nossa Feira como tema principal. A poesia foi escrita pelo aluno Guilherme Novais Silva e o professor Valter Souza da rede municipal de ensino. Leia o cordel na íntegra.
A Fundação BB vem apoiando outras iniciativas na Bahia. Nos últimos 10 anos foram investidos mais de R$ 147 milhões em 653 projetos para 183 municípios, alcançando mais de 251 mil pessoas.
Saiba mais
O Nossa Feira Popular e Solidária está inserido na estratégia Município Mais que Digital, ação do Banco do Brasil em parceria com os municípios, com o objetivo de fortalecer as economias locais por meio do estímulo às soluções digitais de pagamento, sendo uma abordagem territorial de promoção do desenvolvimento sustentável e que beneficia os atores locais.
O projeto recebeu investimento social no valor de R$ 10 milhões da Fundação BB para ser aplicado em duas etapas e atender 21 municípios em quatro estados do Nordeste brasileiro: Piauí, Paraíba, Maranhão e Bahia. Na primeira etapa foram disponibilizados R$ 2 milhões, e no atual estágio o investimento é de cerca de R$ 8 milhões para revitalização, estruturação das feiras e capacitações.
Para ampliar o alcance do projeto e valer-se do poder transformador do conhecimento, a Secretaria de Educação e os professores da rede municipal entregam cartilhas educativas aos alunos de escolas públicas. A cartilha gibi “Conectados” promove a educação financeira e digital desse público de forma lúdica, por meio de histórias que retratam os benefícios da utilização dos meios digitais de pagamento.