Sexta, 23 Novembro 2018 11:03

Educação política e divertida Destaque

Escrito por Paula Crepaldi
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Promover o debate de um tema polêmico de forma alegre e saudável, sem criar inimizade, é a proposta do Fast Food da Política

Em uma época em que a propagação de notícias falsas tornou o debate eleitoral mais confuso e a polaridade de posições chegou ao extremo, uma iniciativa oferece uma forma mais leve de debater o assunto, sem acabar em briga entre amigos e familiares. A ONG Fast Fast Food da Política, de São Paulo, se propõe a levar as pessoas a aprenderem na prática, por meio de jogos de tabuleiro e online, como funciona a política no Brasil.

“A vantagem dos jogos é proporcionar a capacidade de conversar coisas que são difíceis sem ficar inimigo do outro. Um espaço seguro, onde as pessoas se deparam com o próprio preconceito e refletem sobre o posicionamento político que têm”, explica Júlia Carvalho, a designer que idealizou a metodologia.

Em três anos de existência, a equipe já elaborou 90 jogos, incluindo os protótipos criados em oficinas. No site da entidade, há 18 jogos disponíveis para baixar gratuitamente. Também é possível receber jogos de tabuleiro mediante doação em dinheiro à organização, em valores que variam de R$ 80 a R$ 150. A proposta deu tão certo que há um ano a iniciativa venceu o Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social, na categoria Educação, e ficou entre as seis finalistas, entre 160 inscritos, no Prêmio Empreendedor Social 2018Prêmio Empreendedor Social 2018.

Após a conquista do Prêmio de Tecnologia Social e com o aumento de interesse por 2018 ser ano eleitoral, a equipe recebeu muitos convites para aplicar jogos, dar cursos e participar de eventos. As atividades ocorreram em universidades, espaços públicos, escolas e organizações sociais, envolvendo mais de 1.200 pessoas. “Tivemos muita solicitação de educadores, de pessoas de ONGs, que trabalham com educação, e de muita gente querendo comprar jogos. Acredito que muitos desses convites aconteceram por causa da visibilidade que recebemos pela premiação e certificação da Fundação BB’, afirma Lays Harumi Morimoto, a vice-presidente da ONG.

Uma das ações realizadas foi a arrecadação virtual, lançada em maio, para o projeto Jogo e Eleições. O projeto reuniu cinco jogos, cada um com um tema: a história do voto no Brasil e suas implicações sociais; como é a competição no sistema proporcional; o que pode ou não ser prometido por cada candidatura; a discussão dos planos de governo ou a falta deles; e a desigualdade entre gêneros na disputa eleitoral.

A entidade conseguiu mobilizar 420 doadores e arrecadou R$ 55 mil reais, o suficiente para imprimir 250 kits. Os materiais chegaram a 11 estados do Brasil e foram baixados mais de 250 vezes no site da Fast Food. Além disso, foram doados para 16 escolas públicas de São Paulo – um kit para cada unidade - e para participantes de oficinas.

Uma das formações, batizada de Descomplicadores da Política, aconteceu na capital paulista, em agosto e setembro, em que 20 jovens foram capacitados como multiplicadores para aplicarem os jogos nos seus contextos sociais. Para saber mais sobre os jogos deste projeto, clique aqui http://juntos.com.vc/pt/jogosdeeleicoes2018

Para quem tem várias conquistas em tão pouco tempo de existência, a expectativa para os próximos anos não poderia ser tímida. “Queremos formalizar uma rede de educação política a ponto de influenciar as políticas públicas brasileiras”, destaca Júlia.

Uma das ideias é formatar uma formação cívica de maior profundidade, também com metodologia lúdica, chamada “Slow Food da Política, voltada para a compreensão da política no Brasil, da colonização até os dias de hoje.

A iniciativa está inserida no  Banco de Tecnologias Sociais da FundaçãoBB para reaplicação em outras localidades. 

Serviço:
Contato: e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e telefone (11) 95107-3842, com Lays.

 

Ler 371 vezes Última modificação em Terça, 27 Novembro 2018 11:43

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