Sexta, 23 Dezembro 2016 11:26

Dourados (MS) inaugura central de comercialização de orgânicos Destaque

Escrito por Paula Crepaldi
Avalie este item
(1 Votar)

Iniciativa tem o apoio da Fundação Banco do Brasil e envolve 120 agricultores familiares

Desde terça (20), a cidade de Dourados (MS) conta com uma Central Regional de Distribuição de Produtos Hortifrutigranjeiros Orgânicos, por iniciativa da Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (Apoms). A inauguração da central faz parte do projeto selecionado no edital Ecoforte Redes, com investimento social de R$ 1,2 milhão da Fundação Banco do Brasil, e contou com o apoio da prefeitura de Dourados na cessão de galpões.

O novo espaço vai concentrar a produção de 170 agricultores familiares da região Dourados e Pontaporã, associados da APOMS, e será a responsável pela comercialização. Para o Coordenador-Geral da entidade, Raimundo Tomonari, a central será um marco na história dos produtores que participam da rede, por ampliar as possibilidades de acesso ao mercado consumidor. Eles trabalham com o cultivo de hortaliças, café e gergelim.

Hoje, tudo que é produzido é vendido para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), feiras e comércio da região. Em 2013, A Apoms recebeu do Ministério da Agricultura o credenciamento como Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (OPAC), o que permite que a entidade avalie e valide produtos e estabelecimentos conforme as exigências do regulamento da produção orgânica.

Sobre o Ecoforte

O Edital Ecoforte Redes tem hoje 28 redes habilitadas e atendidas, em todo o Brasil. O programa visa o fortalecimento da agricultura familiar com base na agroecologia, extrativismo e produção orgânica. A iniciativa é da Fundação Banco do Brasil e do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e parceiros, com investimento social total de R$ 34,6 milhões

Ler 6280 vezes

1 Comentário

  • Link do comentário Ricardo Mondadori Domingo, 02 Julho 2017 14:43 postado por Ricardo Mondadori

    Gostaria de adquirir esterco de cabrito para horta familiar. Como entro em contato com vocês. Meu email, rmpndadori2020 @gmail.com

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.