Sexta, 21 Maio 2021 11:59

Conheça a categoria Meio Ambiente e Renda Destaque

Escrito por Assessoria de Comunicação
Avalie este item
(0 votos)

Meio ambiente Interna Plantando águas

A 11ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, está recheada de novidades. Uma delas é a junção de duas categorias em uma, se tornando “Meio Ambiente e Renda”. A modalidade busca identificar tecnologias sociais que proporcionem a geração de trabalho e renda, por meio de empreendimentos econômicos solidários, alinhadas ao cuidado ambiental, proteção dos recursos naturais e à promoção de um país sustentável.

A seguir, conheça seis exemplos de Tecnologias Sociais premiadas nas categorias “Meio Ambiente” e “Geração de Renda”, no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019.

Meio ambiente

A vencedora da categoria é a iniciativa “Reuso de resíduos vítreos de aterros sanitários: meio ambiente e renda”, que busca soluções para utilização do vidro encontrado em aterros municipais, um dos materiais que leva mais tempo para ser absorvido pela natureza, e que gera pouca renda para cooperativas e catadores. A ideia é viabilizar a comercialização do material em forma de pó para a construção civil, apresentando soluções metodológicas sustentáveis.

Para proteger os recursos hídricos na zona rural, a iniciativa paulista, “Plantando Águas”, integra o saneamento básico, a recuperação florestal e a educação ambiental. A metodologia conquistou o segundo lugar no prêmio de 2019, e utiliza sistema agroflorestal para produção e proteção do solo e o uso de tecnologias sociais de tratamento de esgoto.

E ocupando a terceira posição, a tecnologia “Sistema Miyawaki” busca aproximar a sociedade e sensibilizar sobre a importância das florestas, da preservação e do desenvolvimento do ecossistema e, por meio do reflorestamento, promover o retorno da biodiversidade da região. O trabalho de recuperação de áreas degradadas na Amazônia tem a participação da sociedade, principalmente de crianças e adolescentes. Além disso, a metodologia incentiva a pesquisa e promove a reflexão a respeito dos problemas causados pelo desmatamento.

Geração de Renda

A primeira colocação da modalidade Geração de Renda é a “A Trama do Algodão que Transforma”, uma tecnologia social desenvolvida em Porto Alegre (RS). Ela promove a integração dos trabalhadores de vários elos de produção do algodão agroecológico, desde o plantio, transformação, produção das roupas e tingimento, com base na preservação do meio ambiente, promovendo inclusão, desenvolvimento local e criação de bancos comunitários liderados por mulheres.

Em segundo lugar, a iniciativa “CLOC (Criatividade – Lógica – Oportunidade - Crescimento)”, inclui aulas de programação e empreendedorismo na rede pública de ensino de Santa Luzia do Itanhy (SE), seleciona alunos que tenham aptidão para a programação computacional e os capacita para serem monitores. A ideia é promover contato dos jovens com as tecnologias da informação e incentivar a criatividade empreendedora.

E na terceira colocação, o “Turismo de Base Comunitária: melhorando vidas e preservando o meio ambiente” é uma tecnologia social de gestão compartilhada entre o Instituto Mamirauá e a Associação de Auxiliares e Guias de Ecoturismo do Mamirauá (Aagemam) com base no modelo da Pousada Uacari, na cidade de Tefé (AM). Ao longo dos últimos 20 anos, a pousada se tornou uma importante fonte de renda de forma sustentável. As comunidades irão assumir a propriedade e gestão em poucos anos.

Últimos dias!

Últimos dias para se inscrever no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2021. As instituições interessadas têm até o dia 28 de maio de 2021 para se cadastrar, exclusivamente pelo site transforma.fbb.org.br/premios. Os resultados de cada etapa do Prêmio – certificadas e finalistas – serão divulgados no portal de notícias da Fundação BB e na Plataforma Transforma! Podem participar entidades sem fins lucrativos, como instituições de ensino e de pesquisa, fundações, cooperativas, organizações da sociedade civil e órgãos governamentais de direito público ou privado, legalmente constituídas no Brasil.

Para tornar o processo de participação mais acessível, os interessados podem conferir o vídeo tutorial com todo o passo a passo para inscrever novas iniciativas. 

A categoria está relacionada aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

ODS1 ODS2 ODS5 ODS8 ODS10 ODS11 ODS12 ODS16 ODS17

Ler 1102 vezes Última modificação em Sexta, 21 Maio 2021 12:14

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.