Quinta, 22 Abril 2021 13:13

Dia da Terra: cuidamos do lugar onde habitamos? Destaque

Escrito por Assessoria de Comunicação
Avalie este item
(1 Votar)

Cidades Sustentáveis interna Arquitetura na Periferia

Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social tem categoria Cidades Sustentáveis

Nesta quinta-feira - 22 de abril, é celebrado o dia da Terra, data criada pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, em 1970, e instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009 para criar consciência sobre os impactos da ação humana sobre a natureza e a importância de preservação do meio-ambiente. A população urbana em nível global gira em torno de 55%, e no Brasil este índice chega a 84,72% segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2015. E a questão urbana é uma das portas de entrada de soluções inovadoras do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social.

A categoria “Cidades Sustentáveis” do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2021 quer identificar práticas eficientes voltadas à qualidade de vida da população, desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente nas cidades e nos assentamentos em subúrbios. São soluções e melhorias para mobilidade urbana, redução da poluição sonora e atmosférica, descarte de resíduos sólidos, eficiência energética, economia de água, entre outros aspectos, que contribuem para tornar uma cidade mais sustentável.

Do seu quintal para o país

Conheça três exemplos de Tecnologias Sociais premiadas na modalidade “Cidades Sustentáveis e/ou Inovação Digital”, na 10ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019:

Elaborado pelo Instituto de Fiscalização e Controle, em Brasília (DF), a Auditoria Cívica na Saúde conquistou o primeiro lugar da categoria.  É uma tecnologia social que capacita o cidadão para fiscalizar o sistema de saúde de sua localidade, promovendo também a participação social. A ideia é que os moradores acompanhem o funcionamento dos postos de saúde locais, elaborando relatórios que serão encaminhados para as autoridades competentes, como Secretaria de Saúde e Ministério Público. Além de gerar consciência social, fomenta a melhoria do sistema de saúde.

Em segundo lugar, está a iniciativa Arquitetura na Periferia. A metodologia elaborada pelo Instituto de Assessoria à Mulheres e Inovação (Iamí), em Belo Horizonte (MG) e capacita mulheres de comunidades vulneráveis a tomarem frente de suas próprias reformas e melhorias domésticas. Elas recebem noções de instalações elétricas, manejo de materiais de construção, técnicas de planejamento, finanças pessoais e construção civil. Além disso, recebem microfinanciamento para conduzir suas obras com autonomia e sem desperdícios.

Desenvolvido pelo Instituto Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), em Piracicaba (SP), o Origens Brasil ficou em terceiro lugar. É um selo de garantia de procedência socioambiental e de conexão comercial. Por trás dele, existe um sistema cujo objetivo é conectar pequenos produtores da Amazônia aos consumidores, construindo uma cadeia para o desenvolvimento e distribuição dos produtos. Além disso, incentiva o correto manejo das matérias-primas, contribuindo para a preservação da floresta.

Inscrições abertas!

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2021. As instituições interessadas têm até o dia 28 de maio de 2021 para se cadastrar, exclusivamente pelo site transforma.fbb.org.br/premios. Os resultados de cada etapa do Prêmio – certificadas e finalistas – serão divulgados no portal de notícias da Fundação BB e na Plataforma Transforma! Podem participar entidades sem fins lucrativos, como instituições de ensino e de pesquisa, fundações, cooperativas, organizações da sociedade civil e órgãos governamentais de direito público ou privado, legalmente constituídas no Brasil.

Para tornar o processo de participação mais acessível, os interessados podem conferir o vídeo tutorial com todo o passo a passo para inscrever novas iniciativas. 

A categoria está relacionada aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

 ODS1 ODS2 ODS3 ODS4 ODS5 ODS6 ODS7 ODS8 ODS9 ODS10 

ODS11 ODS12 ODS15 ODS16 ODS17

Ler 516 vezes Última modificação em Quinta, 22 Abril 2021 15:12

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.