Quinta, 22 Março 2018 16:27

Aplicativo permite doação em dinheiro para recuperação de nascentes Destaque

Escrito por Paula Crepaldi
Avalie este item
(1 Votar)
app Plantadores de Rios app Plantadores de Rios

Termo de cooperação entre Fundação Banco do Brasil e Serviço Florestal Brasileiro foi assinado nesta quinta (22)

No Dia Mundial da Água, 22 de março, a Fundação Banco do Brasil e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) assinaram um termo de compromisso para a cooperação técnica que viabilizará a captação de recursos financeiros de pessoas físicas e jurídicas para a recuperação vegetal de nascentes de rios em todo o Brasil. A assinatura ocorreu durante o 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília. 

O acordo faz parte do Programa Plantadores de Rios, instituído pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em junho de 2017, com o objetivo de proteger e recuperar áreas próximas aos cursos d’água para ampliar a oferta de água potável e a segurança hídrica da população nas diversas regiões do país. Atualmente, por meio de um aplicativo, o programa conecta proprietários de imóveis rurais inscritos no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) com pessoas e instituições que queiram investir na recuperação da cobertura vegetal de Áreas de Preservação Permanente (APP).

O aplicativo localiza as nascentes próximas ao usuário em um raio de até 15 quilômetros. O usuário escolhe qual nascente quer adotar e, a partir daí, ele pode conversar por chat com o proprietário da área. O interessado em adotar uma nascente dispõe de várias opções para fazer doação direta ao produtor: dinheiro, materiais (mudas, sementes, cercas, entre outros) ou serviços (limpeza e assistência técnica, por exemplo). 

Com a cooperação da Fundação BB será possível doar dinheiro para o programa. Os recursos financeiros poderão ser doados por pessoas físicas, empresas, fundos internacionais ou privados, bancos, arrecadação virtual, entre outras formas, por meio de transferência direta para conta corrente do programa ou por plataforma de pagamento online. Os recursos captados serão destinados a projetos de recuperação da vegetação no entorno dos rios, por meio de chamadas públicas.

O SiCAR tem mapeadas e cadastradas cerca de 1,7 milhão de nascentes e mais de 15 milhões de hectares de Áreas de Preservação Permanente – dos quais cerca de 6 milhões de hectares precisam ser recuperados. Uma auditoria independente será contratada para auditar os recursos arrecadados e a aplicação para recomposição florestal nas áreas de nascentes.

"A entrada da Fundação BB fortalece a possibilidade de mais adesões voluntárias ao programa, não só pelo aplicativo, mas também pela conta aberta pela Fundação, que terá esse recurso aplicado de forma transparente." afirmou Raimundo Deusdará, diretor-presidente do Serviço Florestal Brasileiro.

"Queremos que, a partir desse projeto, cada pessoa que queira preservar uma nascente tenha certeza de que os recursos serão utilizados para a finalidade que foi preconizada", explicou Asclepius Soares, presidente da Fundação Banco do Brasil.

A divulgação deste projeto contempla quatro Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda da Organização das Nações Unidas com metas para o ano de 2030.

06 ods100x100 013ods 100x100 014ods 100x100 015ods 100x100

Ler 4838 vezes Última modificação em Sexta, 23 Março 2018 17:18

3 comentários

  • Link do comentário Maria Neusa dos Santos Sábado, 11 Maio 2019 18:51 postado por Maria Neusa dos Santos

    Tenho uma propriedade com uma nascente na Bahia. Tenho direito a benefício?

  • Link do comentário Edeval Rodrigues de Lima Quarta, 17 Outubro 2018 22:05 postado por Edeval Rodrigues de Lima

    Tenho uma propriedade em que tem varias nascentes de agua que formam o corrego Ribeirao do Pinhal, veja no google que mostra o local da nascente, so que estas nascentes estao enfrentando uma enorme erosão que esta soterrando tudo, a muitos anos quando do antigo proprietario teve a autorização para ali jogarem o lixo urbano da cidade, da para ver agora com a erosão avançando, ali tem que ser feito ou uma galeria para a agua escorrer ou com manilhas desde a nascente até onde o curso do riacho segue sem risco de ser soterrado (uns 150 metros) so que nao disponho deste capital para tal empreendimento queria saber se tem como ganhar pelo menos as manilhas que o resto eu banco de meu bolso, se possivel até um tecnico neste assunto para me dar um suporte, desde ja agradeço quem estiver interessado em visitar o local afim de ajudar.

  • Link do comentário Doralice Pereira de Souda Quinta, 02 Agosto 2018 21:20 postado por Doralice Pereira de Souda

    Gostaria de saber com mais clareza sobre esse projeto telefone 63999210833 como devo participar quais os critérios

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.