Tuesday, 23 April 2019 11:55

#Nem1SemEscola #Nem1SemProfessor Featured

Written by Jane Rocha
Rate this item
(1 Vote)

Portal Maior
Fundação Banco do Brasil adere ao movimento pela educação#Nem1PraTrás

A Fundação Banco do Brasil (FBB) aderiu às mobilizações pelo Dia da Educação #Nem1PraTrás, para incentivar melhorias na educação brasileira. No dia 28 de abril, Dia Mundial da Educação, será celebrado o compromisso de garantir a educação às crianças, adolescentes e jovens. A educação no Brasil enfrenta muitos desafios e por isso precisamos falar sobre o tema, conhecer melhor os problemas e aprender com o que está dando certo. Todas as pessoas devem se sentir responsáveis pela qualidade da educação. Você está fazendo sua parte?

Durante todo o dia, o Canal Futura veiculará a campanha #Nem1PraTrás, uma mobilização nacional pela educação brasileira. Serão apresentados debates sobre o tema por 24 horas na programação, boletins diários, divulgação de depoimentos ligados ao tema com o intuito de levantar desafios e formas de resolver os desafios da educação.

 A iniciativa tem também um hotsite e a hashtag #Nem1PraTrás, que resume o conceito de mobilizar a sociedade em prol da garantia do direito ao acesso à educação para todos os brasileiros. Mais de 70 instituições são signatárias do movimento, dentre elas UNICEF, Instituto Ayrton Senna, Instituto Votorantim, Fundação Lemann e TV Globo.

O presidente da Fundação BB, Asclepius Soares (Pepe), reforça que investir em educação é o diferencial que o Brasil precisa. “Todo movimento em favor da educação brasileira é bem vindo à Fundação Banco do Brasil. A transformação do país está na educação que muitas vezes é a principal ferramenta para autonomia e inclusão dos públicos mais vulneráveis”, destacou.

Fundação BB pela educação

A Fundação Banco do Brasil (FBB) definiu a educação como uma das áreas de atuação priorizada na estratégia de investimento social. É o caso do AABB Comunidade, mais antigo programa da Fundação BB, com a parceria da Federação Nacional das AABBs (Fenabb), que promove o desenvolvimento integral de estudantes de escolas públicas com idades entre 6 a 18 anos incompletos, por meio de ações educacionais que favoreçam a inclusão socioprodutiva e ampliem a consciência cidadã, contemplando a formação dos educadores sociais que atuam no programa.

Em 10 anos foram investidos cerca de R$ 164 milhões e beneficiou mais de 467 mil crianças e adolescentes em 456 municípios. Em 2019 o investimento da Fundação no Programa é de R$ 15 milhões atendendo a 220 municípios brasileiros. “O AABB Comunidade oferece muitas oportunidades de aprendizado profissional como conhecimentos em informática e serviços administrativos, mas ele vai além. Aprendemos também a socializar, conviver melhor com o próximo e isso aperfeiçoa o nosso desenvolvimento pessoal”, elogia a estudante Taciele França, de 15 anos, que é beneficiada há sete meses pelo AABB Comunidade Casa Azul de Brasília (DF).

E os investimentos em educação não param por aí. Em fevereiro deste ano a Fundação BB firmou uma parceria com o Instituto Ayrton Senna com foco na alfabetização plena de milhares de crianças brasileiras. Dessa forma, além de garantir que os alunos possam ler, escrever e contar adequadamente, esta iniciativa busca desenvolver competências socioemocionais, tais como: colaboração, curiosidade e autoconfiança, cujos aspectos geram impactos positivos para o sucesso escolar e para o futuro desses estudantes, garantindo-lhes o desenvolvimento integral. O Projeto beneficiará cidades de 10 estados, de quatro regiões brasileiras, por meio da formação de cerca de dois mil educadores que atuam nas redes públicas municipais e que poderão impactar quase 300 mil crianças.

Além do AABB Comunidade, o Banco de Tecnologias Social da Fundação Banco do Brasil (BTS) também é um espaço de iniciativas no campo da educação. Atualmente há 331 metodologias certificadas no BTS, como a Fast Food da Política, vencedora do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2017 na categoria Educação. A iniciativa desenvolve ferramentas educacionais abertas para promover o entendimento das regras que regem a política, sua estrutura, processos e personagens a partir de jogos e metodologias que envolvem a compreensão das bases constitucionais, gestão pública e relações sociais. O objetivo é que até o final de 2019 a metodologia seja utilizada por 1 milhão de pessoas.

A Fundação BB também apoia iniciativas desenvolvidas por entidades sem fins lucrativos com a atuação de voluntários do Programa Voluntariado do Banco do Brasil. Dentre os 56 projetos selecionados em 2018, a educação representou a maior categoria de propostas apoiadas: 45% dos recursos contemplaram projetos educativos.

Acesse aqui para saber mais sobre a campanha Dia da Educação #Nem1PraTrás.

 

Read 4089 times Last modified on Thursday, 25 April 2019 18:12

1 comment

  • Comment Link Sandra Pedronese da Silva Monday, 29 April 2019 13:12 posted by Sandra Pedronese da Silva

    Que orgulho trabalhar numa empresa como o Banco do Brasil que tem preocupação com a educação. Por muitos anos fui educadora e agora como bancária, gosto de acompanhar de perto essas iniciativas. Uma vez educadora, sempre educadora. Parabéns BB

Leave a comment

Make sure you enter all the required information, indicated by an asterisk (*). HTML code is not allowed.