Thursday, 19 September 2019 12:17

Educação financeira para realizar sonhos Featured

Written by Dalva Barbosa de Oliveira
Rate this item
(1 Vote)

Portal Interno    Educacao   Fotos: Sistema Pedagógico Semear 

Moradores de Brumadinho (MG) aprendem sobre a importância da gestão de recursos financeiros


Orientar os moradores em relação à administração de seus gastos e gestão de recursos por meio da educação financeira é uma das atividades oferecidas pela Fundação Banco do Brasil e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae MG), entidades que fazem parte da Aliança por Brumadinho, ação coordenada pelo Ministério da Cidadania.

Com um pacote de medidas, a Aliança visa a reconstrução do município, a recuperação da atividade econômica e o resgate da autoestima da comunidade, com ações nas áreas de desenvolvimento social, educação, saúde, cultura, esporte, infraestrutura, meio ambiente e segurança.

Nos dias 11 e 12 deste mês, cerca de 70 pessoas participaram de capacitações em educação financeira, onde foram sensibilizadas sobre como receber, investir e fazer uma reserva financeira para realizar os sonhos e alcançar os projetos de vida. As turmas foram compostas por adolescentes com idades entre 14 e 17 anos, moradores da comunidade, estudantes da Escola Semear e frequentadores da Estação Vale do Conhecimento - espaço direcionado aos alunos da rede municipal de ensino, além de jovens empreendedoras e mães.

As oficinas foram ministradas pelas assessoras da Fundação BB, Maria Eduarda Serra e Aline Oliveira, baseadas na cartilha de Educação Financeira da Fundação BB, inspirada no projeto “Não sou Gabriela”, uma iniciativa desenvolvida para mulheres em situação de vulnerabilidade social e responsáveis pelo sustento da família.

Em agosto, cerca de 70 servidores municipais de Brumadinho foram capacitados como multiplicadores para promover a disseminação da educação financeira na região. Guilherme Morais, diretor de Juventude da Prefeitura de Brumadinho fez parte da primeira turma de multiplicadores. “As capacitações são de grande importância para o nosso município. Os moradores precisam de orientações de como usar os recursos que recebem mensalmente da mineradora Vale. Com a educação financeira, queremos alcançar a todos, principalmente os mais jovens”, disse.

O curso Educação Financeira é dividido em três módulos: Eu,consumidor, A mudança e Eu, poupador, onde os participantes são conscientizados sobre a importância do planejamento familiar, tornando-os responsáveis pelas decisões que envolvam seu dinheiro, além de adoção de atitudes que garantam o bem-estar financeiro.

“Durante os encontros notamos que as pessoas precisam de orientações à respeito do gerenciamento das finanças. Também percebemos claramente os sonhos e desejos de cada um. Enquanto as pessoas com mais idade sonham com a casa própria, os mais jovens almejam independência financeira e realização profissional”, destacou Maria Eduarda. No momento em que a população do município recebe verbas de indenizações e auxílios diversos, a educação financeira pode contribuir para a realização desses sonhos, complementa a assessora.

Read 1432 times Last modified on Thursday, 26 September 2019 17:08

Leave a comment

Make sure you enter all the required information, indicated by an asterisk (*). HTML code is not allowed.