Tuesday, 26 October 2021 16:20

Museu do Ipiranga: cursos gratuitos em novembro com certificado USP Featured

Written by Assessoria de Comunicação | USP
Rate this item
(1 Vote)

FBcmvLeXIAYUKcb

Cursos serão ministrados online e tratarão sobre a história da arte no Brasil

Em processo de reabertura, o Novo Museu do Ipiranga, unidade de ensino e pesquisa da USP, estará disponibilizando dois cursos gratuitos com certificados da Universidade. Os cursos serão sobre ‘A pintura "Independência ou Morte!": significados e a sua materialidade’ e ‘Exposição de obras em papel: conservação, critérios e decisões’. Os cursos ocorrerão nos dias 9 e 10 e 23 e 24 de novembro, respectivamente. 

Para participar é necessário realizar a inscrição no Sistema Apolo da USP até os dias 05/11 (para o primeiro curso) e 19/11 (para o segundo). Cada curso contará com 400 vagas, sendo 50% delas destinadas a alunos e professores da rede pública, que devem enviar o documento de comprovação de atividade para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.. Se as inscrições ultrapassarem o número de vagas, será realizado um sorteio para decidir quem irá participar. 

Os participantes devem cumprir toda a carga horária de seis horas dos cursos, que será dividida em dois dias, para receber o certificado na área de Difusão Cultural. 

Sobre os cursos 

O primeiro curso, ‘A pintura "Independência ou Morte!": significados e a sua materialidade’, tratará sobre um dos quadros mais famosos da história de nosso país, que foi realizado pelo célebre pintor Pedro Américo em homenagem ao imperador Dom Pedro I, e funciona até hoje como uma forma de engrandecer a figura do monarca e o processo de independência do país, como um grande caso propagandístico. 

Nas aulas também serão tratadas as influência que o artista teve para pintar o quadro, bem como sua associação com o regime imperial e com a cidade de São Paulo em si, além dos processos de restauração e de manutenção da obra. O quadro está no Monumento mesmo antes dele ser inaugurado como Museu Paulista em 1895.

Já o segundo, ‘Exposição de obras em papel: conservação, critérios e decisões', tratará do funcionamento da curadoria e da formação de exposições artísticas. Bem como se deve imaginar, não é nada fácil escolher as obras que formarão uma exposição, bem como o tempo em que ficarão disponíveis ao público e a forma de exibição. 

Para esclarecer mais sobre esse assunto e aprofundar os conhecimentos dos alunos, as aulas ministradas pela professora Ina Herbert trarão informações sobre todo esse processo. Também serão dados exemplos a partir do próprio processo de abertura do Novo Museu do Ipiranga.

Sobre o Museu Paulista 

O Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido popularmente simplesmente por Museu do Ipiranga, é o mais antigo museu da cidade. Ele foi fundado em 7 de setembro de 1895 para ser um símbolo da independência do país, funcionando como um museu de história natural.

O local está sob gestão da USP desde 1963, servindo para desenvolver os pilares universitários da pesquisa, a educação e a extensão. Fechado em 2013, sua reabertura está prevista para setembro de 2022

Read 348 times

Leave a comment

Make sure you enter all the required information, indicated by an asterisk (*). HTML code is not allowed.