Thursday, 10 March 2022 10:22

Liderança feminina em projetos sociais Featured

Written by Assessoria de Comunicação
Rate this item
(1 Vote)

Portal justatrama Abertura fotolecodesouza 1157 por 605

No campo e na cidade, protagonismo e conquista de espaços

A Fundação Banco do Brasil atua com o apoio a projetos sociais que contribuem para a transformação social dos brasileiros e com o desenvolvimento sustentável do país. Embasada em valores e princípios como os da sensibilidade social com respeito à diversidade e do empoderamento social para sustentabilidade, as iniciativas colaboram, a partir de lideranças femininas, com a melhoria da realidade de mulheres nos territórios e comunidades atendidos. Selecionamos alguns exemplos destas iniciativas que abrangem regiões de norte a sul do país.

AGN Nelsa Justa Trama 300 x 200

Um dos exemplos da região sul vem do trabalho desenvolvido pela Nelsa Nespolo à frente da Justa Trama sediada em Porto Alegre (RS). Sob a coordenação da Nelsa, a Justa Trama é a responsável pela idealização de tecnologias sociais e pela integração em ações do Brasileiros pelo Brasil.  A instituição é composta por agricultores, fiadores, tecedores, costureiras, artesãos, coletores e beneficiadores de sementes organizados em empreendimentos da economia solidária. A Cooperativa Central Justa Trama é uma cadeia produtiva, cujo trabalho inicia no plantio do algodão agroecológico e chega até comercialização de peças de confecção produzidas com este insumo. “Nossa trajetória é a trajetória da resistência, e do protagonismo das mulheres, que transforma a vida das pessoas em todos os espaços que está, desde o território local até o espaço mais amplo. Acreditamos que podemos ser uma sociedade mais justa, mais limpa, sem venenos em nossas roupas e alimentos e mais solidária em nossas ações”, afirmou Nelsa.

DORA

Temos um outro exemplo, desta vez de Fortaleza (CE), que é a iniciativa A Vida É Feminina, uma tecnologia social certificada pelo Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social e contemplada no Desafio Transforma em dezembro de 2020. A iniciativa foi desenvolvida pela Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente (EDISCA) que é coordenada pela coreógrafa Dora Andrade. Ela explicou que a Edisca tem como missão promover o desenvolvimento humano de crianças em circunstância de pobreza ou extrema pobreza em ações desenvolvidas há 30 anos. “Os desafios são muitos para garantir proteção e acesso a direitos para essas crianças. O projeto A vida é feminina tem facilitado essa missão quando contribui para melhorar as condições socioeconômicas das mães, responsáveis por essas crianças. Com esse projeto conseguimos promover o empoderamento de mulheres por meio de um percurso formativo profissionalizante e psicoeducativo alinhado aos direitos humanos. Considerando que o público prioritário da Edisca é constituído 95% por meninas, o projeto A Vida é Feminina, ao incluir mulheres, atende ao compromisso ético político para a igualdade de gênero", declarou Dora Andrade.

AGN Kátia aspas 300 x 300

No Centro-Oeste, o exemplo é o da Kátia Ferreira, a frente do Instituto Proeza (Recanto das Emas - DF) em projetos que abrangem capacitação, empoderamento, reciclagem de tecidos, bordado e panificação junto as mulheres da comunidade. O Instituto Proeza trabalha desde 2003 com o público feminino, que tem como objetivo apoiar meninas e mulheres da comunidade. Ela destacou que no Recanto das Emas (DF) 19% dos lares são de famílias chefiadas por mulheres.  “Quando nós fizemos a parceria com a Fundação BB foi uma grande oportunidade pra gente conseguir fazer a diferença e transformar a realidade das mulheres do Recanto das Emas (DF) participantes das iniciativas. Parceiros são muito importantes, porque projeto sem apoio é só uma ideia muito boa, mas sem a chance de ser realizado. E com o apoio o projeto se torna uma realidade. Hoje nossa parceria com a Fundação BB tem promovido geração de renda, que é uma atuação muito importante neste momento em que estamos vivendo, onde as pessoas estão precisando de renda e de trabalho", disse Kátia.

Read 2246 times Last modified on Thursday, 10 March 2022 10:37

Leave a comment

Make sure you enter all the required information, indicated by an asterisk (*). HTML code is not allowed.