Demonstrações Financeiras

Balanço Patrimonial e Demonstrações Financeiras

A Fundação BB é uma pessoa jurídica de direito privado, de fins não lucrativos, com autonomia administrativa e financeira e prazo de duração indeterminado. É uma entidade de assistência social, se enquadra nas modalidades de assessoramento e garantia de direitos conforme art. 3º da Lei 8.742/1993. Em sua inscrição junto ao Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ está registrada sob o código e descrição da atividade econômica principal “88.00-6-00 – Serviços de assistência social sem alojamento” e código e descrição da natureza jurídica “306-9 – Fundação Privada.”

As políticas contábeis que adotamos são aplicadas de forma consistente em todos os períodos. As demonstrações contábeis consolidadas são elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, incluindo as disposições da Resolução do Conselho Federal de Contabilidade nº 1.409/12, que aprovou a NBC ITG 2002 – Entidades sem fins de lucros, alterada e consolidada em 21/08/2015 como ITG 2002 (R1), incluindo pronunciamentos, interpretações e orientações emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) homologados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e aprovadas por auditoria independente.

Os montantes destinados ao Investimento Social Direto são oriundos de recursos próprios (recursos sem aplicação e/ou vinculação restrita por parte do doador), de terceiros (recursos oriundos de parcerias estratégicas com aplicação e/ou vinculação restrita) e recursos condicionados (recursos doados com aplicação e/ou vinculação a uma finalidade específica). Os recursos próprios se originam dos rendimentos auferidos nas aplicações financeiras, de doações do instituidor Banco do Brasil S.A., de outras pessoas jurídicas e de pessoas físicas. Os recursos de terceiros, provêm de convênios e acordos de cooperação técnica e financeira firmados com instituições privadas e órgãos da administração pública federal. Os recursos condicionados provêm de doações de pessoas físicas e de pessoas jurídicas com destinação predefinida pelo doador.

As Receitas de Doações e Contribuições são reconhecidas em contas de resultado na data do ingresso dos recursos. O ressarcimento das Despesas com Investimento Social é registrado mediante apresentação de notas fiscais e recibos que são enviados pelas entidades executoras dos projetos, as quais assinam termo de convênio, que por sua vez, exige a prestação de contas.

Superávit acumulado

superavit

No ano de 2024, registramos um superávit acumulado de R$ 243.622 mil, aumento de 9,32% comparado a 2023, sendo que R$ 155.813 mil (64%) do referido superávit já está comprometido integralmente com projetos sociais em execução. O restante compõe a Programação Orçamentária de 2025 e será aplicado em novos projetos e convênios.

A Prestação de Contas da Fundação BB, relativa ao exercício 2024, foi aprovada pelo Conselho Curador em reunião de 26.03.2025, diante das informações prestadas nas Demonstrações Contábeis e Financeiras, no Relatório de Atividades e no Sumário da Execução Orçamentária, após a apresentação dos pareceres da Auditoria Independente e do Conselho Fiscal, ambos sem ressalvas.

107_1
107_2
108_1
108_2

O documento que contém as Demonstrações Contábeis Consolidadas pode ser acessado, na íntegra, em nosso portal na internet – www.fbb.org.br.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ler a política de Cookies

Aceitar