A Fundação BB em 2024

unnamed
GRI 304-2 | 408-1 | 412-3 | 415-1 | NGO4

Tecnologia Social

  • principles-1
  • principles-2
  • principles-3
  • principles-4
  • principles-5
  • principles-6
  • principles-7
  • principles-8
  • principles-9
  • principles-10
  • principles-11
  • principles-12
  • principles-13
  • principles-14
  • principles-15
  • principles-16
  • principles-17

Rede de Tecnologias Sociais Transforma!

A nossa principal estratégia de disseminação de tecnologias sociais é a plataforma Transforma! (transforma.fbb.org.br), onde disponibilizamos um acervo de mais de 767 tecnologias sociais certificadas, que oferecem soluções para desafios enfrentados por comunidades em todo o Brasil. Essa iniciativa de inovação aberta permite que qualquer pessoa, sem restrições de direitos autorais, acesse e reaplique essas soluções em diferentes contextos, promovendo a transformação social em escala. Em 2024, a plataforma registrou um volume expressivo de 371 mil acessos, alcançando usuários em 120 países e consolidando-se como uma referência global em Tecnologia Social. Além de ser uma fonte preciosa de soluções para políticas públicas, o Transforma! também fornece insumos valiosos para o desenvolvimento de estratégias de atuação da Fundação BB, fortalecendo nossa capacidade de gerar impacto positivo e sustentável em todo o território nacional.

Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social

Desde 2001, a cada dois anos, é realizado o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social para reconhecer, certificar, premiar e disseminar tecnologias sociais desenvolvidas no Brasil e já implementadas em diferentes escalas, que demonstrem efetividade na solução de problemas socioambientais.

Este evento é um dos principais do terceiro setor no país e tem contribuído para fortalecer o conceito de Tecnologia Social e a reputação da Fundação BB como protagonista na disseminação do tema. Em sua 12ª edição, o Prêmio recebeu 1.012 inscrições, o segundo maior número da história, e investiu 6 milhões de reais em premiação, essa a maior quantia já destinada ao certame. Ao todo, desde sua criação, o Prêmio já investiu 22,4 milhões de reais em tecnologias finalistas e vencedoras.

Nesta edição, agregamos ao Prêmio uma bonificação especial para iniciativas que abordam temas de diversidade, equidade e inclusão, especificamente para as questões relacionadas à raça e gênero. Alinhada com nosso compromisso como parte integrante do Protocolo de Intenções firmado entre o Banco do Brasil e o Ministério da Igualdade Racial (MIR), essa medida buscou contribuir para a valorização de tecnologias sociais que contribuem para a redução das desigualdades em todo o País.

Semana Nacional de Tecnologia Social

A 12ª edição do prêmio foi marcada pela realização da Semana Nacional de Tecnologia Social, um evento que reuniu apresentações das tecnologias finalistas, debates temáticos e uma feira de exposições. O evento contou com 45 palestrantes, distribuídos em 3 palestras principais e 9 mesas temáticas, que abordaram temas como segurança alimentar, ciência ancestral, desenvolvimento territorial, economia solidária, direitos humanos e inovação, dentre outros assuntos relevantes para construção de uma Política Nacional de Tecnologia Social.

Nesse contexto, buscamos rearticular diferentes atores, investidores e parceiros históricos da Tecnologia Social, com o objetivo de retomar e aprofundar o debate sobre o potencial dessas tecnologias para impulsionar a transformação socioambiental do País. Diante da ampla gama de desafios sociais presentes na atualidade, essa discussão se torna essencial para identificar caminhos inovadores e efetivos que promovam impactos positivos e sustentáveis em escala nacional.

Assim, nas palestras e mesas de debates, contamos com a participação de representantes de diversas organizações, como o Banco do Brasil, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Movimento dos Sem Terra (MST), dentre outros convidados ilustres.

A Semana Nacional de Tecnologia Social contou com, aproximadamente, 300 participantes diários, entre os dias 18 e 20 de junho de 2024, marcando um momento de grande diversidade e representatividade. O público refletiu a natureza plural da atuação da Fundação BB, composto por movimentos populares ligados ao campo e à cidade, comunidades e povos tradicionais (indígenas, quilombolas, extrativistas, seringueiros, entre outros), juventude das periferias, além de ministros, reitores, estudantes e diversos atores sociais.

A cerimônia de premiação e encerramento da Semana foi um momento especial, pela primeira vez em sua história a cerimônia foi aberta ao público e contou com a presença de 800 pessoas, além de mais de 3.800 espectadores que acompanharam a transmissão pelo YouTube da Fundação BB. Os 10 projetos vencedores receberam investimentos de até R$ 500 mil para reaplicação de suas tecnologias e o evento foi finalizado com um show do renomado artista Chico César.

Confira aqui a relação das tecnologias sociais vencedoras.

Laboratório de Tecnologia Social

Buscamos a inovação também em outras frentes de trabalho com a construção do Laboratório de Tecnologia Social (LABTS), que surge como um ambiente dedicado à incubação, desenvolvimento e reaplicação de tecnologias sociais. Com o objetivo de ampliar o impacto de soluções transformadoras, o LABTS focará em iniciativas sociais que ainda não atingiram o grau de maturidade necessário para serem certificadas como TS, oferecendo suporte técnico e metodológico para seu fortalecimento e escalabilidade.

Além disso, por intermédio do LABTS, almejamos a criação, o desenvolvimento e o aprimoramento de tecnologias sociais em um ambiente propício para inovação, com o uso de ferramentas de incubação e aceleração. Desejamos, assim, fomentar a reaplicação em escala das iniciativas incubadas, de forma a promover o desenvolvimento socioambiental e criar conexões entre as instituições idealizadoras, parceiros estratégicos e políticas públicas.

Atualmente em fase de construção, estamos desenvolvendo o LABTS em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), unindo expertise acadêmica e experiência prática com o tema. Essa colaboração permitirá não apenas a qualificação de iniciativas inovadoras, mas também a certificação de novas tecnologias sociais, consolidando um legado de mais de 20 anos de atuação da Fundação BB nessa área.

Alinhado ao propósito de promover coletivamente caminhos para a transformação socioambiental, o LABTS trabalhará em estreita parceria com as idealizadoras das iniciativas, garantindo que suas vozes e experiências sejam centrais no processo. Dessa forma, o laboratório se consolida como um espaço de construção coletiva, onde ideias ganham vida, se aprimoram e se transformam em ferramentas poderosas para a construção de soluções que estejam prontas para enfrentar os graves desafios sociais que se apresentam em nosso País.

Atuação Estratégica

Além disso, como reflexo de dedicação estratégica ao tema da Tecnologia Social, nosso papel como protagonista na promoção e disseminação de tecnologias sociais foi ampliado durante o ano de 2024.

Participamos de diversos eventos de destaque, como a 76ª Reunião Anual da SBPC, a Rio Innovation Week, o I Encontro Internacional de Territórios e Saberes, o 11º Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido, a Conferência Livre de Tecnologia Social na Amazônia, no âmbito da 5ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação e o 2º Simpósio Brasileiro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social. Além disso, nossos colaboradores foram frequentemente convidados a participarem de entrevistas em programas de rádio por todo o País.

Tivemos também participação ativa na 16ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), realizada em Riade, Arábia Saudita. Convidada pelo Ministério do Meio Ambiente, a Fundação BB levou ao evento nossa ampla experiência e conhecimento em tecnologias sociais, destacando soluções inovadoras aplicadas no semiárido brasileiro que unem sustentabilidade, inclusão social e enfrentamento à desertificação.

Destacamos ainda a nossa participação no G20 Social, onde levamos as tecnologias sociais como soluções inovadoras para combater a fome e promover a sustentabilidade. Com 23 anos de atuação, demostramos como iniciativas como as Cozinhas Solidárias e os Sistemas Agroflorestais, transformam vidas, gerando renda, segurança alimentar e preservação ambiental. Além do compartilhamento de experiências exitosas, participamos ativamente da elaboração do documento final do G20 Social, reforçando o papel das tecnologias sociais na construção de um futuro mais justo e sustentável, bem como contribuindo para que as tecnologias sociais se destacassem nas diretrizes estratégicas do G20 Social, enquanto mecanismo para enfrentamento da fome e superação da extrema pobreza.

Tecnologia Social: elemento chave para a transformação socioambiental

Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social.

É um conceito inovador de desenvolvimento, no qual as soluções são construídas a partir da participação coletiva, aliando saberes populares, organização social e conhecimento técnico-científico, de maneira a atender demandas nos campos da alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde e meio ambiente. Seu principal diferencial é a capacidade de promover desenvolvimento social em escala, garantindo impacto sustentável e transformador.

Acreditamos que o poder transformador da Tecnologia Social é o elemento chave da nossa atuação, oferecendo soluções inovadoras e sustentáveis para uma variedade de desafios enfrentados pelas comunidades brasileiras. Nesse contexto, promovemos um movimento de inovação integralmente aberta que permite acesso, por parte de toda a sociedade, a diversas iniciativas certificadas pela Fundação BB, fruto da nossa atuação no tema da Tecnologia Social.

Além das Cisternas de Placas, dos Sistemas Agroflorestais e das Fossas Biodigestoras, existem outras centenas de tecnologias sociais em nossa plataforma Transforma!, que abrangem uma ampla gama de soluções em diversas áreas, incluindo alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, geração de renda e saúde.

Essa diversidade de iniciativas demonstra o potencial da Tecnologia Social para enfrentar os desafios mais urgentes das comunidades brasileiras, contribuindo para a redução das desigualdades e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Dessa forma, sendo a Tecnologia Social nosso pilar estratégico central, reafirmamos nosso papel catalisador de mudanças significativas na sociedade brasileira por meio da promoção de um futuro mais sustentável e inclusivo para o País.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ler a política de Cookies

Aceitar