A Fundação BB em 2024

unnamed
GRI 2-1 | 2-9 | 2-11 | 2-12 | 2-13 | 2-18 | 2-23 | 2-24

Governança

  • principles-16
  • principles-17

A governança é um pilar essencial que orienta todas as nossas ações e decisões. Adotamos as melhores práticas de gestão e conduzimos nossas atividades com base em padrões éticos, transparentes e responsáveis, garantindo relações sólidas e de confiança com nossos diversos públicos de relacionamento. No Plano Estratégico 2024-2028, reforçamos nossos valores institucionais, destacando a diversidade, a proximidade, a sensibilidade social, a efetividade, a integridade e a inovação como fundamentos para a construção de um futuro mais justo e sustentável.

Nossa gestão é pautada por um sólido sistema de governança, que inclui a avaliação periódica dos processos internos e controles pela Auditoria Interna do Banco do Brasil. Além disso, as demonstrações financeiras e contábeis, bem como o sistema de controles internos, são auditados por entidades independentes, assegurando a conformidade com as normas e regulamentações vigentes.

Para o desenvolvimento de suas atividades administrativas e operacionais, a Diretoria Executiva dispõe de Comitês Internos, que têm por finalidade o cumprimento do plano estratégico, orçamentário e operacional da Fundação BB, bem como administrar as diretrizes de gestão de pessoas, financeiros, tecnológicos e administrativos e das ações de comunicação, são eles o, Comitê Estratégico, o Comitê de Desenvolvimento Social, o Comitê de Gestão de Pessoas, Controladoria e Logística, o Comitê de Gestores, o Comitê de Ética, o Comitê de Diversidade, o Comitê de Investimentos e o Comitê de Assessoramento ao Conselho Curador.

Destacamos para o ano que passou a criação do Comitê de Diversidade e do Comitê de Assessoramento ao Conselho Curador.

O Comitê de Diversidade é uma instância inovadora que responde pela promoção da inclusão, equidade e diversidade na Fundação BB, desenvolvendo e monitorando políticas e programas que assegurem um ambiente inclusivo e que respeite as diversas identidades, atestando nosso compromisso com a criação de uma cultura organizacional verdadeiramente diversa.

Por sua vez, o Comitê de Assessoramento tem por finalidade assessorar, de forma estratégica, o Conselho Curador no que concerne ao exercício das suas funções relativas ao acompanhamento da execução orçamentária relacionada aos projetos socioambientais da Fundação BB.

Ademais, todas as nossas ações são guiadas por um conjunto de documentos que estabelecem diretrizes claras e alinhadas aos princípios de governança corporativa, os quais são: Estatuto, Regimento Interno, Código de Ética, Código de Governança, Programa de Integridade e Políticas Institucionais.

Damos destaque às políticas, pois são orientações sobre condutas que devemos adotar como organização. Retratam o padrão comportamental esperado com os públicos de relacionamento interno e externo, zelando pelo alcance dos fins sociais da Fundação BB.

As Políticas Institucionais são revisadas anualmente com intuito de promover a perenidade da instituição, são elas a Política de Sustentabilidade, a Política de Investimento Social, a Política de Gestão de Riscos, a Política de Controles Internos e Conformidade, a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, a Política de Segurança da Informação e Cibernética, a Política de Gestão de Continuidade de Negócios, a Política de Investimentos, a Política de Patrocínios, a Política de Gestão de Pessoas e Diversidade e a Política de Relacionamento com Fornecedores.

Em 2024, demos um importante avanço ao aprovar a Política de Relacionamento com Fornecedores da Fundação BB, uma iniciativa que reforça nosso compromisso com a continuidade e a sustentabilidade dos negócios. Essa política visa reduzir riscos de desabastecimento e fortalecer parcerias estratégicas de longo prazo, garantindo relações sólidas e alinhadas aos nossos valores.

Buscamos manter um compromisso sólido com o fortalecimento do terceiro setor e a promoção de práticas ASG (Ambiental, Social e Governança). Em 2024, renovamos e ampliamos nossa participação em associações e iniciativas de referência, como o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), o Instituto Ethos, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), a Rede Filantropia, o Pacto Global da ONU, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, o Instituto Identidades do Brasil (IDBr) e o Programa de Pró-Equidade de Gênero e Raça. Essas parcerias reforçam nossa atuação como agente transformador e nossa dedicação à construção de pontes que nos conectem ainda mais ao ecossistema do investimento social privado.

Por meio de uma participação ativa nos grupos de trabalho do Instituto Ethos, focados em Integridade, Meio Ambiente e Direitos Humanos, colaboradores da Fundação BB realizaram cursos, participaram da Conferência Ethos e de palestras sobre temas como compliance, ASG e diversidade. Além disso, elaboramos e encaminhamos ao Instituto o Guia Temático de Integridade, que apresenta um diagnóstico interno e destaca os processos robustos da Fundação BB, contribuindo para o aprimoramento contínuo de nossas práticas.

Em 2024, a Fundação BB esteve presente em eventos promovidos pelo GIFE, como o Skoll World Forum e os encontros mensais do Café com Soluções. Também retomamos nossa participação na Rede de Investidores Sociais Locais no DF. Essas iniciativas promoveram o intercâmbio de experiências e conhecimentos, fortalecendo a atuação da Fundação e de seus parceiros no terceiro setor.

A Fundação BB é pioneira na implementação do Código de Governança no terceiro setor, desde 2020. Em 2024, a Diretoria Executiva concluiu o curso para formação de Conselheiros de Administração, e colaboradores participaram de diversos cursos do IBGC, reforçando nosso compromisso com uma governança transparente, ética e eficiente.

 

Por meio da Rede Filantropia, participamos do Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE), em Belo Horizonte, onde construímos parcerias estratégicas para nossos projetos. Além disso, realizamos cursos focados em inovação e fortalecimento de processos internos, ampliando nossa capacidade de gerar impacto social.

Como signatários do Pacto Global da ONU desde 2022, reafirmamos nosso compromisso com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em 2024, iniciamos a adesão ao Pacto pela Equidade Racial, prevista para 2025, e participamos da 5ª edição do Curso Anticorrupção e Cadeia de Valor, reforçando nossa atuação ética e transparente.

Desde 2022, somos signatários da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, e em 2024 nos tornamos membros associados, fortalecendo a pauta da equidade racial dentro e fora da Fundação BB. O presidente Kleytton Morais participou do 4º Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial, promovendo debates essenciais para a inclusão e a diversidade.

Convidados pelo IDBr, participamos do Prêmio Sim à Igualdade Racial, no Rio de Janeiro, e construímos uma agenda transversal de diversidade. Essa iniciativa incluiu a formação de colaboradores e da Diretoria Executiva, aprofundando nosso compromisso com a equidade racial e a inclusão.

 

Em 2024, assinamos o Termo de Compromisso da 7ª edição do Programa de Pró-Equidade de Gênero e Raça, vinculado ao Ministério das Mulheres e à Organização Internacional do Trabalho (OIT). Como parte do plano de ação, criamos o Comitê de Diversidade, aprovamos a Política de Diversidade e a Política de Fornecedores com foco em diversidade, além de implementar um processo seletivo afirmativo para gênero e raça. Essas ações reforçam nosso compromisso com a equidade e a inclusão de forma efetiva e transformadora.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ler a política de Cookies

Aceitar