A Fundação BB em 2024

unnamed
GRI 2-26 | 2-27

Gestão de Riscos e Controles Internos

  • principles-16

Adotamos as melhores práticas de controles internos e gestão de riscos para garantir eficácia, transparência e a sustentabilidade de nossas operações. Nossa abordagem é baseada no Modelo COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission), uma referência global que promove a integridade, a governança corporativa e a prevenção de fraudes. Além disso, implementamos o Modelo Referencial das 3 Linhas, que define papéis e responsabilidades claras para a gestão de riscos e controles internos.

33 slide

Representação Esquemática do Modelo Referencial das 3 Linhas Aplicada na Fundação BB

Para promover a perenidade da instituição, contamos com Políticas Institucionais que orientam condutas e práticas em situações específicas. No âmbito da gestão de riscos e controles internos, seguimos políticas detalhadas no capítulo de Governança deste Relatório de Atividades. Essas políticas garantem que nossas ações estejam alinhadas aos princípios de integridade, transparência e responsabilidade.

No decorrer de 2024, houve a capacitação em gerenciamento de riscos e compliance dos membros da 2ª linha, a atualização do Inventário de Riscos da Fundação BB e promovidos estudos para o aprimoramento da sua Matriz de Riscos.

Plano Anual de Controle

Orientados pela estrutura do COSO – (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission), implementamos periodicamente o Plano Anual de Controle (PAC), que define o escopo e as ações necessárias para avaliar e monitorar o ambiente de controle da Fundação BB. O PAC contribui para o aprimoramento contínuo dos mecanismos de gerenciamento de riscos, garantindo que estejamos preparados para enfrentar desafios e alcançar nossos objetivos estratégicos.

No decorrer de 2024, em atendimento ao PAC, 165 verificações de conformidade em processos foram efetuadas, gerando insumos para a redução de riscos e o aprimoramento dos processos. Destaque também para as verificações de conformidade e contribuições ao Edital de Empoderamento Socioeconômico das Mulheres Negras.

Cultura de Integridade

Para fortalecer a cultura da integridade, riscos, controles internos e segurança, bem como com o propósito de demonstrar a relevância dos temas nas relações institucionais, elaboramos o Plano de Disseminação da Cultura de Integridade (PDCI). Esse plano prevê cronograma de ações e comunicações internas voltadas à promoção de temas como integridade, gestão de riscos, segurança da informação e continuidade de negócios.

Em 2024, o PDCI incluiu treinamentos, publicações em canais internos e a participação da alta administração na 3ª Jornada da Ética e Integridade, que abordou temas como compliance, assédio moral, acessibilidade, diversidade, equidade e inclusão.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ler a política de Cookies

Aceitar