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Geração de Valor para a Sociedade
Em 2024 buscamos inspirar cada brasileiro a se tornar um agente de transformação da sociedade, mesmo com desafios climáticos sem precedentes. Estivemos presentes em todas as regiões do país e acreditamos na força do coletivo para encontrar soluções viáveis na superação das dificuldades e promoção do desenvolvimento socioambiental.
As ações de comunicação envolveram diferentes atores sociais com destaque para o alcance dos públicos priorizados, tais como: catadores e catadoras de materiais recicláveis, mulheres negras, povos indígenas, quilombolas, agricultores familiares e população LGBTQIAPN+.
Ações Humanitárias
O ano foi marcado pela maior captação de recursos de pessoas físicas, totalizando 7,9 milhões de reais. Além disso, destacamos a força das doações realizadas por pessoas jurídicas, que somaram 83,7 milhões de reais em 2024. Esses recursos foram fundamentais para aliviar as necessidades urgentes de comunidades vulneráveis.
Somando doações de pessoas físicas e jurídicas, investimos 18,3 milhões de reais com especial apoio de parceiros como Ativos S.A, BB Asset, BB Seguridade, Vale, Banco BV, Cielo e outros, que ampliaram nosso alcance e impacto.
Os recursos foram aplicados em 137 municípios, beneficiando mais de 202 mil pessoas. Os valores foram destinados desde o acolhimento humanizado e a restauração de condições mínimas de sobrevivência até o apoio à saúde e à segurança das comunidades afetadas. Além disso, promovemos parcerias estratégicas para ampliar os efeitos positivos de nossas iniciativas.
Ao longo de sua vigência, o Programa já destinou 361,3 milhões de reais para mais de 5,2 milhões de pessoas em 2.625 municípios, em ações como Solidarize-se, Proteja e Salve Vidas, Enchentes, Estiagens e a Crise Humanitária do Povo Yanomami. Cada uma dessas iniciativas reforça nosso compromisso com a dignidade humana e a resiliência das comunidades atingidas por calamidades.
Estivemos mobilizados no apoio por meio do programa Ajuda Humanitária ao povo Yanomami acometido por insegurança alimentar e para famílias do Rio de Janeiro atingidas por enchentes. Houve um aporte de R$ 600 mil, além da divulgação destas ações para estimular a participação da sociedade por meio de doações.
Para o povo Yanomami, os recursos doados foram destinados para aquisição e entrega de alimentos provenientes da agricultura familiar e outros materiais que forem diagnosticados como necessários às comunidades indígenas no estado de Roraima.
Para população atingida do Rio de Janeiro, os recursos foram destinados para grupos em situação de vulnerabilidade do estado, acometidos pelas chuvas. Para esse público atingido, foram distribuídas cestas básicas e kits de higiene e limpeza, inicialmente na capital e nos municípios de Duque de Caixas, de Belford Roxo e de São João de Meriti.
As tempestades que atingiram o Rio Grande do Sul (RS), em 2024, trouxeram consequências trágicas para todo o estado. Mais de 330 municípios declararam estado de calamidade pública, cerca de 120 mil pessoas desalojadas e mais de 870 mil pessoas afetadas. O Banco do Brasil teve 25 agências alagadas e 15 escritórios que os funcionários não conseguiram acessar o local para trabalhar, por causa dos alagamentos nas ruas que dão acesso a estas dependências.
Foram destinadas ainda pela Fundação BB e empresas do Conglomerado BB doações na ordem de R$ 5 milhões para ajuda humanitária à população, através da aquisição de produtos de primeira necessidade. Além disso, foram arrecadados mais R$ 1,8 milhão, em doação voluntária, recebidos em conta específica para apoio ao Rio Grande do Sul.
Responsabilidade Socioambiental
O Banco do Brasil foi reconhecido pela 5ª vez como o Banco mais sustentável do planeta, e não é de hoje que o BB tem se destacado pelo pioneirismo em ações que traduzem nosso compromisso com a sustentabilidade. Em 2024 foi realizado o 1º Fórum de Sustentabilidade com as Entidades Ligadas do Banco do Brasil (ELBBs). A Fundação BB marcou presença e compartilhou seu compromisso com as questões socioambientais.
Dentre as inúmeras parcerias de mobilização para a erradicação da fome, destacamos o projeto Quintais Produtivos que ao todo visa beneficiar mais de 300 famílias em 24 municípios nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A iniciativa em conjunto com a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 objetiva reduzir a vulnerabilidade socioeconômica e implantar tecnologias sociais que envolvem dentre outras atividades a criação de galinhas, instalação de hortas, pomares, sistemas agroflorestais (SAF’s), cisternas e plantações de base agroecológica.
O Banco do Brasil, via Fundação BB, participou da primeira reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) no Palácio do Planalto, em Brasília. A atuação da Fundação BB está aderente ao acordo de cooperação técnica com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Ao todo investimos 4 milhões de reais no fortalecimento das Cozinhas Solidárias que tem como pressupostos o acesso democrático à alimentação, a partir do olhar para programas sociais que valorizem a equidade social e o combate a todo tipo de discriminação.
São mais de 90 cozinhas em todas as regiões do país que passam a contar com freezer e outros eletrodomésticos, infraestrutura básica como pias, além de utensílios e equipamentos de segurança e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para os profissionais e voluntários que atuam nesses espaços, com capacidade de fornecer mais de 18 mil refeições por dia nos 53 municípios atendidos.

1ª Reunião do Consea no Palácio do Planalto em Brasília – DF
Por meio do edital Novo Cataforte, a Fundação BB e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), vão investir o valor recorde de R$ 50 milhões para o fortalecimento do associativismo e cooperativismo dos catadores de materiais recicláveis. O edital, lançado em julho de 2024, é uma ação vinculada ao Acordo de Cooperação Técnica celebrado em dezembro de 2023 entre o governo federal por meio da Secretaria Geral da Presidência da República (SGPR), o BNDES, a Caixa Econômica Federal e a Fundação BB. O edital e o ACT estão vinculados ao Programa Diogo de Sant’Ana Pró-Catadoras e Pró-Catadores para a Reciclagem Popular (Pró-Catador) lançado em fevereiro de 2023 com a finalidade de integrar e de articular as ações, os projetos e os programas da administração pública federal, estadual, distrital e municipal voltados à promoção e à defesa dos direitos humanos das catadoras e dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

Bloco de Marcas do Novo Cataforte
Estivemos em dezembro de 2024 no maior evento da América Latina dedicado à economia circular e ao gerenciamento de resíduos sólidos, a 11ª Expocatadores. Realizada no Pavilhão de Exposição Anhembi em São Paulo, onde foram realizados debates, apresentações e trocas de experiências entre os diversos atores da economia circular, como a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), o Movimento Nacional dos Catadores (MNCR) e os cerca de seis mil catadores de materiais recicláveis.
A Fundação BB se destacou com um estande especial, construído com mais de 250 kg de material reciclável, de garrafas PET, caixas de papelão e copos descartáveis, simbolizando o potencial da reciclagem e da economia circular. No estande, os visitantes aprenderam sobre descarte consciente de eletrônicos, além de receberem brindes alusivos ao evento. Reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o empoderamento dos catadores, os materiais da Expocatadores foram doados formalmente para a cooperativa de reciclagem Kombosa Seletiva, após o evento.

Estande da Fundação BB na Expocatadores
Além da nossa tradição em contribuir com as questões socioambientais, em 2024 reforçamos nosso compromisso genuíno com a vida, com o futuro e, acima de tudo, com a esperança de milhares de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer no Brasil. A Fundação BB se uniu novamente à Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) para mais uma edição da Ação Infância e Vida. A iniciativa é coordenada pela Diretoria Gestão da Cultura e Pessoas do Banco do Brasil e é apoiada pelo Programa Voluntariado do Banco do Brasil. A arrecadação de fundos será um pilar central para garantir que cada criança receba o tratamento mais adequado.
Construímos pontes e fortalecemos a presença da marca nas maiores feiras agropecuárias do Brasil. Durante a realização das exposições de 2024, estivemos presentes com a Loja Fundação BB, reforçando a conexão com os funcionários e clientes do Banco do Brasil, impactando quase 2 milhões de pessoas. No espaço os visitantes puderam realizar doações e, como forma de agradecimento, entregamos produtos com as marcas Fundação BB e Banco do Brasil. Os recursos arrecadados foram destinados para iniciativas do Programa Carbono Neutro e para a campanha Enchentes no Rio Grande do Sul, do programa Ajuda Humanitária, em apoio às comunidades impactadas pelas chuvas.
Atuamos na Diversidade
Continuamos dialogando com os diversos públicos priorizados: negros, mulheres, indígenas e LGBTQIAPN+. Participamos da 5ª edição do Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial, realizado pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial. Refletindo sobre o tema “Mudanças Climáticas, Neoindustrialização, Inclusão e Diversidade”, o Fórum reuniu presidentes de grandes empresas, autoridades e personalidades do mundo corporativo e acadêmico para debater sobre o assunto. O propósito principal do evento foi disseminar boas práticas, compreender os desafios e as tendências de mercado.
Por meio do edital “Empoderamento Socioeconômico das Mulheres Negras” selecionamos 90 propostas de instituições sem fins lucrativos das cinco regiões brasileiras, com estimativa de atendimento a 11 mil participantes diretos, que serão contempladas com aporte de até R$ 22 milhões. A intenção é estimular o empoderamento socioeconômico de organizações e coletivos liderados por mulheres negras. Os projetos apresentaram ações que promovem a redução da desigualdade social, a partir da inclusão socioprodutiva de mulheres quilombolas, extrativistas, agricultoras familiares, costureiras, marisqueiras, entre outras categorias de trabalho.
Apoiamos com R$ 1 milhão, em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, a abertura de seleção para bolsa de pesquisa, destinada a mestrandos e doutorandos negros. Os recursos serão destinados à realização de pesquisas sobre negócios voltados para beleza e estética, liderados por pessoas negras e localizados em comunidades periféricas em São Paulo, Brasília, Belém, Salvador e Porto Alegre. O projeto tem como objetivo mapear os empreendimentos de beleza e estética nessas cidades, identificando o perfil dos empreendedores, suas principais dificuldades e oportunidades.
No projeto “Nova Casa da Tia Ciata” destinamos R$ 2,3 milhões para reforma estrutural do edifício sede da organização. Haverá criação de salas de capacitações com ofertas de cursos de corte e costura, cabeleireiro, computação e gastronomia proporcionando melhoria na renda e qualidade de vida das famílias beneficiadas. O projeto tem o objetivo de preservar e difundir a memória e a herança cultural de Tia Ciata, uma figura histórica de grande importância para a cultura afrobrasileira e o samba no Rio de Janeiro. O propósito principal é manter vivo o legado cultural e histórico, oferecendo um espaço para a valorização da cultura afro-brasileira e suas expressões artísticas.
Já o projeto “Memória Lélia Gonzalez – Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas” passou por quatro capitais brasileiras: Salvador, Belo Horizonte, São Luís e Brasília tiveram a oportunidade de contemplar exposições e atividades pedagógicas. Produzido pela Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC), com o apoio da Fundação BB, o projeto engloba mostra cultural, kits expositivos, livro, audiolivro, site, vídeo institucional, documentário e seminários sobre o letramento racial e de gênero. Em 2024, o Projeto alcançou um total de 24.252 pessoas de forma presencial, incluindo: 1.585 de participações no seminário, 15.473 de visitantes e 7.194 de estudantes da rede pública de ensino. O impacto do projeto também foi significativo no âmbito digital. No Instagram o alcance foi de 626.526 pessoas, no Facebook 460.484 e no TikTok 6.600 usuários.

Evento do Projeto Memória Lélia Gonzalez – Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas em Belo Horizonte – MG
A Fundação BB e a Fundação Cultural Palmares assinaram um Protocolo de Intenções para a realização conjunta de ações em apoio à população negra brasileira, abrangendo as áreas de cultura, educação, geração de trabalho e renda, memória e patrimônio cultural, ciência e tecnologia. O Protocolo de Intenções é o ponto de partida para a estruturação de iniciativas que envolvem educação antirracista e letramento racial, além da preservação do acervo e do patrimônio artístico-cultural afro-brasileiro. Essas ações têm como bases as referências da cultura negra e a integração de comunidades quilombolas e povos tradicionais.
Internamente abrimos um processo seletivo destinado ao quadro funcional do Banco do Brasil e focado em funcionárias mulheres, autodeclaradas pretas, pardas, indígenas ou mulheres trans. Com essas ações afirmativas, contribuímos com o acordo assumido no Termo de Compromisso do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça (7ª edição) do Governo Federal. Além disso, buscamos criar um ambiente de trabalho cada vez mais diverso, acolhedor e que reflita a rica diversidade da sociedade brasileira. O objetivo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é difundir novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional, incentivando a superação das desigualdades de gênero e raça no acesso, remuneração e ascensão e permanência no emprego.
No contexto LGBTQIAPN+, o BB e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) anunciaram um pacote de medidas para valorizar e melhorar a qualidade de vida dessa população. Investimos R$ 1 milhão no projeto “Empregando Orgulho”, uma iniciativa que nasce da urgência de combater a discriminação e a exclusão que ainda afetam a comunidade LGBTQIAPN+ no mercado de trabalho. A ação pretende atingir 500 pessoas, com foco em jovens, mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ em situação de vulnerabilidade social, que enfrentam barreiras no acesso ao emprego e ao empreendedorismo.
Com essas ações, reafirmamos nosso compromisso com a inclusão social e a diversidade. Acreditamos que, ao abrir caminhos para os públicos priorizados estamos construindo uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos têm a chance de prosperar.
Fortalecimento da Marca
Em 2024, revisitamos os planos de comunicação dos projetos socioambientais apoiados, com objetivo de ampliar a presença da marca da Fundação BB. Os planos preveem, entre outras, ações de divulgação na imprensa e redes sociais, assim como nos territórios. A nossa chancela promove maior visibilidade tanto para os parceiros quanto para os públicos atendidos pelas iniciativas apoiadas pela Fundação BB.
Neste ano estivemos presentes nos principais eventos do Terceiro Setor. Celebramos a 12ª edição do Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social que reuniu 1.012 iniciativas com um investimento de R$ 6 milhões, sendo R$ 1 milhão para premiação das 20 tecnologias sociais finalistas, que receberam R$ 50 mil cada. Os dez vencedores receberam até R$ 500 mil cada, para investimento em projetos de reaplicação de tecnologias sociais, totalizando R$ 5 milhões.

Show de Encerramento da 12ª Edição do Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social
Ainda no campo das tecnologias sociais, marcamos presença na 16ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), em Riade, Arábia Saudita, levando as tecnologias sociais como protagonistas do debate global. Convidada pelo Ministério do Meio Ambiente, a Fundação BB compartilhou experiências exitosas, especialmente as desenvolvidas no semiárido brasileiro, que combinam sustentabilidade, inclusão social e convivência com o semiárido.
Durante o evento, lideramos discussões sobre o uso de investimentos sociais não reembolsáveis para a reaplicação dessas tecnologias, destacando seu potencial transformador. Participamos de mesas estratégicas, dialogamos com delegações de países como Costa do Marfim, Burkina Faso e Chile, e engajamos a juventude em debates sobre educação ambiental e práticas sustentáveis. Essa participação reforçou o papel da Fundação BB como referência global em tecnologias sociais e pavimentou o caminho para a COP 30, em Belém (2025), onde continuaremos a contribuir para uma agenda climática inclusiva e inovadora.
Assumimos também um papel de destaque no G20 Social, consolidando-nos como referência global no campo das tecnologias sociais. Durante o evento, em parceria com o Banco do Brasil, lideramos discussões em diversas mesas temáticas, mostrando como as tecnologias sociais são ferramentas poderosas para combater a fome, promover a sustentabilidade e gerar inclusão social.
Além disso, participamos ativamente da elaboração do documento final do G20 Social, reforçando a importância das tecnologias sociais na agenda global de desenvolvimento sustentável. Essa participação destacou nosso compromisso da com a inovação social, a inclusão e a construção de um futuro mais justo. Um legado que inspira ações globais e fortalece a cooperação internacional em prol de um planeta mais sustentável.
Dessa forma, em 2024, completamos 39 anos de Geração de Valor para a Sociedade e desenvolvimento socioambiental do país.
Resultados de Comunicação
Mídia Espontânea
Fonte: Monitoramento Knewin, Assessoria de Comunicação AIS e Agência Mentha
Comunicação Interna
Agência de Notícias dos funcionários do Banco do Brasil
Fonte: Diretoria de Marketing e Comunicação BB
Eventos Patrocinados
Redes Sociais
Fonte: Assessoria de Comunicação AIS e Agência Brívia
Resultados da Campanha de Incentivo às Inscrições e Presença nos Eventos da 12ª Edição do Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social
Fonte: Lew’ Lara\TBWA e Gerência de Tecnologia Social