Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ler a política de Cookies
Estratégia
Coube-nos, após o primeiro ano do ciclo do Planejamento Estratégico Quinquenal 2024-2028 (PEQ 2024-2028) da Fundação BB, refletir novamente sobre os caminhos de transformação social que vislumbramos para o futuro. Dessa forma, realizamos, em 2024, o processo de revisão anual do nosso Planejamento.
Foi nesse contexto que reafirmamos a estratégia da Fundação BB, com uma revisão que significou a reorientação do seu eixo de atuação: a retomada e ampliação dos seus públicos prioritários, com foco em comunidades de baixo IDH, a priorização de novos municípios e a reconexão com as políticas públicas. Essa revisão do PEQ surge em diálogo direto com os desafios da agenda de concertação dos graves problemas sociais, ao mesmo tempo em que se apresenta como uma oportunidade para promover o desenvolvimento com inclusão, alinhando-se à nossa missão de transformação social e sustentável.
O processo de revisão partiu de um acúmulo metodológico que é resultado do nosso compromisso constante e engajado com as causas socioambientais do País. Ao longo desses quase 40 anos de história, desenvolvemos uma abordagem abrangente que incorpora análises de cenários e conjunturas sociais, econômicas e ambientais, nos permitindo compreender as complexidades do ambiente em que atuamos. Essa abordagem integral nos permite antecipar desafios, identificar oportunidades estratégicas para a promoção do desenvolvimento socioambiental e se mostra essencial para moldar nossas diretrizes e definir nossos rumos para os próximos anos. É por meio desse acúmulo de conhecimento e experiência que conseguimos moldar um planejamento sólido, alinhado com nossa essência, valores e objetivos.
Tendo como premissa um processo de participação coletiva, buscamos ouvir os públicos da Fundação BB para avaliar a implementação dos direcionadores estratégicos do ciclo 2024-2028 e identificar possíveis ajustes.
Diante do trabalho de pesquisa e reflexão que pautaram a revisão do Plano nesse primeiro ano do ciclo estratégico, observamos que as diretrizes estratégicas formuladas originalmente continuam robustas e aderentes aos desafios de retomada do desenvolvimento sustentável das comunidades que apoiamos. Dessa forma, o propósito de promover coletivamente caminhos para transformação social e relação sustentável com a Natureza, fruto de um amplo processo de debates, permanece relevante à nossa atuação e continua sendo nossa razão de ser.
No avanço de mais um ano do nosso ciclo estratégico, reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento socioambiental, enfrentando desafios com soluções inovadoras que promovem impacto positivo e duradouro nas comunidades que apoiamos. A tecnologia social segue como a essência do nosso trabalho, impulsionando transformações que reforçam a resiliência e a inclusão social em todo o país.
Acreditamos que a interação direta e colaborativa com as comunidades é essencial para entender suas necessidades e construir estratégias eficazes. Dessa forma, nossa atuação vai além do apoio a projetos, buscamos fomentar a participação ativa das populações locais no desenvolvimento de soluções sustentáveis. A proximidade e a parceria são os pilares para garantir que nossas iniciativas atendam tanto às demandas imediatas quanto ao fortalecimento de mudanças estruturais e de longo prazo.
Dessa maneira, como a “Fundação da Tecnologia Social”, nossa abordagem se baseia na interação estreita com parceiros e participantes, promovendo a construção de soluções transformadoras que capacitam comunidades, fomentam oportunidades e impulsionam o desenvolvimento sustentável. Nossa missão está alinhada à inclusão social e econômica, ao fortalecimento da diversidade e à busca por soluções concretas para os desafios ambientais, contribuindo ativamente para o enfrentamento da emergência climática e para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Mantemos nosso alinhamento estratégico com o Plano de Sustentabilidade – Agenda 2030 e com o Território da Sustentabilidade da Estratégia Corporativa do Banco do Brasil, garantindo que nossos esforços integrem um compromisso mais amplo com o desenvolvimento sustentável. Através da execução do investimento social do BB e de seu Conglomerado, continuamos liderando iniciativas que promovem impacto positivo na sociedade, reforçando nosso papel como agente de transformação.
Além disso, destacamos que a integridade é mais do que um valor estratégico; é a base de nossa comunicação e relações institucionais. Trabalhamos para proporcionar clareza aos nossos parceiros, entidades executoras e participantes, assegurando que cada ação seja conduzida com responsabilidade e compromisso com o impacto social positivo.
Assim, acreditamos que a colaboração é a chave para alcançarmos nossos objetivos estratégicos. Atuamos de maneira integrada, alinhando-nos às diretrizes de responsabilidade social do BB, às políticas públicas, às iniciativas do setor privado e, especialmente, às demandas do terceiro setor, sempre em parceria com ações que são aderentes ao nosso propósito, princípios e valores. Essa abordagem sinérgica potencializa nossa capacidade de gerar impacto positivo e propiciar mudanças estruturais em prol de um futuro mais justo, inclusivo e sustentável para todos.
Reconhecemos que a capacidade de se ajustar e evoluir é essencial para enfrentar os desafios do presente e do futuro. A maleabilidade não apenas nos permite lidar com imprevistos de forma eficiente, mas também nos capacita a explorar oportunidades emergentes, tornando a adaptabilidade um catalisador proativo para a inovação e o progresso contínuo.

Mapa Estratégico do PEQ 2024-2028