A Fundação BB em 2024

33fc3a545f39f35501bd987a0dd30712
GRI 405-1 | NG04

Diversidade, Equidade e Inclusão

Na Fundação Banco do Brasil, a diversidade, a equidade e a inclusão (DE&I) são valores fundamentais que guiam nossa atuação. Reconhecemos que a valorização da diversidade e a promoção da inclusão são essenciais para construir uma sociedade mais justa e representativa. Por isso, incorporamos a DE&I como diretriz prioritária em nosso Plano Estratégico, garantindo que esses princípios estejam presentes em todos os nossos programas, projetos e operações.

Acreditamos que a inclusão de grupos sub-representados é um passo fundamental para promover mudanças sociais significativas. Combater o racismo, a misoginia, a transfobia, a homofobia, o capacitismo, o etarismo e outras formas de discriminação é parte essencial da nossa missão. Para isso, adotamos práticas inclusivas em todas as esferas da nossa atuação, especialmente na formação das nossas equipes internas, na seleção de parceiros e na priorização dos nossos públicos participantes.

Nesse contexto, em alinhamento com nosso Plano Estratégico, estabelecemos para 2024 a meta de compor nosso quadro funcional com pelo menos 50% de representantes de grupos de afinidade da diversidade. Essa meta foi superada com mais de 52% de participação desses grupos em nossa equipe.

Assim, atestamos que a diversidade de perspectivas, origens e experiências enriquece nossas soluções sociais, tornando-as mais eficazes e alinhadas às necessidades reais das comunidades que atendemos. Dessa maneira, celebramos e valorizamos a diversidade, reforçando nosso compromisso com a equidade de forma a espelharmos a riqueza da sociedade brasileira.

Alinhamento com o Governo Federal e com o Instituidor Banco do Brasil

Nossas iniciativas estão alinhadas com os objetivos ASG (ambiental, social e governança) do Banco do Brasil, com foco em pautas ambientais, inclusão social e promoção da diversidade e equidade. Buscamos a todo momento internalizar esses valores, estimulando reflexões e ações concretas que contribuam para a redução das desigualdades, o combate a fome e a pobreza, bem como a construção de ações que promovam a sustentabilidade do planeta.

Esse alinhamento se reflete em projetos que integram práticas ambientais responsáveis, inclusão produtiva e o fortalecimento de grupos historicamente marginalizados, em especial a comunidade afrodescendente, reforçando nosso compromisso com a transformação socioambiental.

Além disso, em sintonia com o Plano Plurianual do Governo Federal (PPA), priorizamos a promoção e a defesa dos direitos de diversos grupos sociais, como idosos, pessoas com deficiência, LGBTQIAPN+, crianças e adolescentes, mulheres, indígenas, quilombolas, povos de terreiro, ciganos e negros. Essas ações manifestam a importância da igualdade, da diversidade, da inclusão e do combate à violência e ao racismo, temas centrais para o desenvolvimento social do País.

Ademais, as iniciativas governamentais de participação social, como fóruns, consultas públicas e programas colaborativos, se alinham ao nosso propósito de construção coletiva de soluções para os desafios sociais atuais. Acreditamos que a união de esforços entre setores público, privado e sociedade civil, em sinergia com nossos princípios e valores, é essencial para enfrentar questões complexas, como a desigualdade social, a crise climática e a exclusão estrutural, propiciando meios para que as políticas públicas e as ações institucionais sejam efetivas e transformadoras.

WOB

Selo Women on Board

 

Nesse caminho da diversidade, equidade e inclusão, continuamos reconhecidos com o selo de equidade de gênero, Women On Board – WOB. Trata-se de uma certificação reconhecida internacionalmente, que atesta a adoção de práticas e políticas organizacionais
que promovam a equidade de gênero em cargos de liderança e governança. A WOB é uma iniciativa independente apoiada pela ONU Mulheres.

Essa conquista representa um marco significativo na busca contínua pela inclusão, por intermédio da implementação de ações da diversidade na oferta de oportunidades de reconhecimento de lideranças femininas. Dessa forma, chegamos ao final de 2024, com participação feminina no nosso quadro da Diretoria Executiva, além de funcionárias em cargos de gestão nas diversas áreas da Fundação.

Selo Iniciativa Empresarial

Igualdade Racial

 

Somos signatários da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, movimento que reúne sociedade civil, empresas e poder público desde 2015, e que promove a articulação entre organizações comprometidas em buscar um desempenho significativo na abordagem da temática étnico-racial.

Em 2024, intensificamos nossos compromissos relacionados à busca pela igualdade racial. Participamos, em um contexto de integração institucional, do Encontro de Presidentes das Instituições Signatárias da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial realizado em São Paulo, que teve como objetivo aproximar a alta liderança dos membros signatários e planejar as ações a serem implementadas.

Essa iniciativa reforça nosso compromisso em promover um ambiente de igualdade racial, tanto internamente quanto em nossos programas e projetos. Por meio de ações objetivas e efetivas, buscamos refletir a diversidade étnico-racial do Brasil em todas as esferas de nossa atuação, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Sim

Selo SIM à Igualdade Racial

 

O Selo “Sim à Igualdade Racial”, desenvolvido pelo Instituto Identidades do Brasil, é uma ferramenta exclusiva e inovadora que auxilia organizações a promoverem e fortalecerem a igualdade racial em suas estruturas internas e externas.

Para a Fundação Banco do Brasil, a conquista desse selo representa um marco significativo em nossa jornada pela diversidade e inclusão. Trata-se de validação das nossas práticas e políticas voltadas à equidade racial de forma a reforçar nosso compromisso com a construção de um ambiente mais justo e representativo.

Investir na igualdade racial impacta positivamente nossa marca, nossos colaboradores, parceiros, beneficiários e a sociedade como um todo. Dessa forma, a adoção de medidas concretas para promover a inclusão étnico-racial contribuí para a redução das desigualdades e para a criação de um legado sustentável, alinhado aos princípios ASG e aos ODS da ONU. O Selo “Sim à Igualdade Racial” é, portanto, um reconhecimento do nosso esforço contínuo em transformar realidades e inspirar outras organizações a seguirem o mesmo caminho.

Protocolo de Intenções BB/MIR e o Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social

Mantemos também um firme compromisso com a promoção da DE&I nas tecnologias sociais que certificamos e apoiamos. Um exemplo desse compromisso é o protocolo de intenções celebrado entre o Banco do Brasil e o Ministério da Igualdade Racial (MIR), que visa a troca de experiências e o fortalecimento de ações afirmativas voltadas para raça e gênero.

Alinhado a esse objetivo, a 12ª Edição do Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social incorporou uma bonificação especial para iniciativas que abordam temas de igualdade racial e equidade de gênero. Essa medida teve como propósito destacar e valorizar tecnologias sociais que contribuem para a redução das desigualdades e a promoção da inclusão, reconhecendo o papel transformador dessas iniciativas na sociedade.

O Prêmio contou com uma semana dedicada à promoção das tecnologias sociais premiadas. Nesse período, os representantes das iniciativas tiveram a oportunidade de apresentar suas soluções ao público, compartilhando experiências e impactos gerados. Paralelamente, foram realizados palestras e debates sobre temas como a implementação de tecnologias sociais, a importância da participação de diversos agentes na sua execução e o papel da DE&I no fortalecimento dessas iniciativas. Esses momentos de diálogo e troca de conhecimentos reforçaram a importância da diversidade como catalisadora de transformações sociais.

47 slide

Representantes dos Apoiadores da 12ª Edição do Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social

Participação em Eventos de Promoção da Diversidade

Durante o ano de 2024, participamos ativamente de diversos eventos sobre a temática de DE&I, das quais damos destaque:

  • Fórum Pacto das Pretas;
  • Feira Afro;
  • Cerimônias de lançamento do Projeto Memória Lélia Gonzalez em Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), São Luís (MA) e Brasília (DF);
  • Prêmio SIM à Igualdade Racial;
  • Conferência Ethos;
  • Prêmio Raça Negra – Consciência Negra.
47 slide2

Abertura do Projeto Lélia Gonzalez em Salvador – BA

Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

Reforçamos também nosso compromisso com a promoção da DE&I ao aderirmos à 7ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, iniciativa coordenada pelo governo federal em parceria com o Ministério das Mulheres, Ministério da Igualdade Racial (MIR), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), ONU Mulheres e Organização Internacional do Trabalho (OIT).

48 slide

Assinatura do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça tem como objetivo fomentar novas práticas na gestão de pessoas e na cultura organizacional, promovendo a superação das desigualdades de gênero e raça no acesso, remuneração, ascensão e permanência no mercado de trabalho. Nossa adesão ao programa reflete a estratégia institucional de priorizar ações que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Ações Afirmativas

Em busca de reforçar o nosso compromisso de criar um ambiente de trabalho diverso, acolhedor e que reflita a rica diversidade da sociedade brasileira, a Fundação BB abriu processo seletivo afirmativo, destinado a funcionárias mulheres, autodeclaradas pretas, pardas, indígenas ou mulheres trans. Sendo o público-alvo constituído por funcionárias de carreira do Banco do Brasil. Por intermédio dessa iniciativa foram oferecidas 11 vagas imediatas e a formação de um cadastro de reservas.

O processo seletivo recebeu mais de 400 inscrições e com sua conclusão o quadro funcional da Fundação BB passará a ser composto por 48% de mulheres, das quais 55% são autodeclaradas pretas, pardas, indígenas ou trans. Esse avanço reflete a efetividade das políticas afirmativas implementadas e contribui para a construção de um ambiente de trabalho mais representativo. Além disso, por intermédio de tais ações afirmativas, de raça, gênero e etnia contribuímos também com o acordo assumido pela Fundação BB no Termo de Compromisso do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça (7ª edição) do governo federal. 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ler a política de Cookies

Aceitar