Sexta, 18 Novembro 2016 10:17

Legado de Lélia Gonzalez está em exposição em feira de cultura negra Destaque

Escrito por Paula Crepaldi
Avalie este item
(1 Votar)

Mostra na FLINKSAMPA exibe painéis biográficos e documentário sobre a historiadora, antropóloga e ativista do movimento negro


A exposição “Lélia Gonzalez: o feminismo negro no palco da história”, composta por 20 painéis biográficos, está aberta ao público na biblioteca do Memorial da América Latina, em São Paulo, nestes dias 18 e 19, das 9h às 20h.

No mês da Consciência Negra, comemorado dia 20, a exposição está dentro da programação da FLINKSAMPA - Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, que também ocorre nesta sexta e sábado, em vários espaços da capital paulista. O acervo da mostra faz parte da última edição do Projeto Memória, desenvolvido pela Fundação Banco do Brasil, em parceria com a Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) e Brasilcap. A iniciativa na Flinksampa conta com a parceria do Geledés Instituto da Mulher Negra.

Os painéis contam a trajetória de Lélia Gonzalez, as contribuições mais marcantes para o ativismo negro da historiadora, antropóloga, filósofa e autora de livros e artigos. Lélia foi uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado (MNU). Educadora, ativista e intelectual de destaque, seu pensamento contribuiu para a formação de uma consciência crítica em relação aos preconceitos que mantêm mulheres negras em desvantagem na sociedade.

Os visitantes também vão poder assistir a um documentário sobre a militante negra em dois monitores disponíveis para o público. Todos os materiais podem ser conferidos e baixados gratuitamente na página http://www.projetomemoria.art.br.

FLINKSAMPA

Idealizada e organizada pela Faculdade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras, a FLINKSAMPA – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra tem como objetivo ampliar o debate sobre o que é ser negro no Brasil, explorando a multiplicidade de pensamentos de um povo muitas vezes ignorado.

Nesta quarta edição, a programação inclui debates literários com autores brasileiros e estrangeiros, lançamento de livros com sessões de autógrafos, espetáculos de teatro e de dança, exibição de filmes, oficinas de moda e beleza e atividades especiais para crianças. As atividades ocorrem em vários locais, como o Memoria da América Latina e o Campus Memorial da Uninove. Mais informações em http://www.flinksampa.com.br/

Serviço:
Exposição “Lélia Gonzalez: o feminismo negro no palco da história”. Biblioteca do Memorial da América Latina: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo, próximo à estação Barra Funda do Metrô.

Atividades da FlinkSampa: além do Memorial da América Latina, no Memorial da Uninove: Avenida Dr. Adolpho Pinto, 109, prédio D, 8º andar, próximo à estação Barra Funda do Metrô.

Ler 18395 vezes Última modificação em Segunda, 21 Novembro 2016 14:02

2 comentários

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.