Quinta, 05 Maio 2016 00:00

Jovens da Estrutural são selecionados para estágio na Orquestra Santa Cecília em Roma Destaque

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)
img Arthur e Damon md

Dois participantes do Instituto Reciclando Sons receberão bolsas de formação musical  na Itália



Damon Éric Aroucha, de 19 anos, e Arthur Douglas dos Anjos, 23, musicistas da Cidade Estrutural, foram selecionados para receber bolsa de estudos de música clássica junto à Orquestra da Academia Nacional de Santa Cecília, em Roma, na Itália.

Os dois jovens se destacaram nas atividades realizadas pelo Instituto Reciclando Sons e foram indicados pela Fundação Banco do Brasil a passar dois meses – outubro e novembro – aperfeiçoando as técnicas e habilidades instrumentais. Eles participarão das atividades da JuniOrchestra, receberão aulas individuais na Accademia e ainda poderão assistir às provas e concertos da orquestra sinfônica.

Para o violoncelista Damon Aroucha, a viagem de intercâmbio musical foi recebida com surpresa. “Ainda estou meio perdido com o que está acontecendo. Mas é uma oportunidade para adquirir mais conhecimento e seguir o meu sonho de virar professor”, explica.

Já Arthur dos Anjos, violinista, cantor lírico e professor, acredita que as portas estão se abrindo para outros alunos do Instituto Reciclando Sons. “Além do desenvolvimento técnico e artístico, conhecer nova cultura e novo idioma, vou reaplicar os conhecimentos no Instituto”, revela.

A seleção


A Tecnologia Social Educação Musical Modular é desenvolvida pelo Instituto Reciclando Sons e certificada pela Fundação Banco do Brasil. A iniciativa realizada no Distrito Federal utiliza a educação em música clássica para crianças e jovens como ferramenta para geração de renda e democratização da cultura. O modelo de educação modular é um sistema simples de aprendizagem em que os alunos conseguem tocar o instrumento de maneira efetiva em um ano. A metodologia foi a vencedora da categoria Juventude do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, em 2013.

O envolvimento com a comunidade, a certificação como tecnologia social e o trabalho desenvolvido nos últimos 15 anos credenciou o Instituto Reciclando Sons para receber as bolsas de estudo.

O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social é o principal instrumento de identificação e certificação de tecnologias sociais. Ele é realizado a cada dois anos e se propõe a identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas, implementadas e que sejam efetivas na solução de questões relativas a alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.

O Instituto Reciclando Sons

O Instituto Reciclando Sons, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), nasceu da inconformidade da musicista Rejane Pacheco com a chamada elitização da música clássica, que dificulta o acesso das classes menos favorecidas aos espetáculos e escolas de música. Foi então que, em 2001, a maestrina escolheu o local ocupado por pessoas que buscavam no lixo uma fonte de renda para criar uma instituição que utilizava a música como instrumento de educação, ressocialização, geração de renda e inclusão social.

O nome Reciclando Sons surgiu da referência à reciclagem de lixo.  Passados quase 14 anos, o Instituto já atendeu mais de duas mil crianças, adolescentes e jovens e se tornou reconhecido pela inovadora metodologia de ensino, adaptada à realidade da comunidade.

A academia

A origem da Accademia Nazionale di Santa Cecilia ocorre no período de maior florescimento da Renascença. A consistência de um claro projeto artístico juntamente à contínua procura de novos territórios é a estratégia que a Accademia confere aos seus dois principais instrumentos da própria atividade: a Orquestra e o Coral – conjunto considerado há tempos entre os melhores no panorama italiano e internacional.

Ler 18962 vezes Última modificação em Terça, 25 Outubro 2016 08:40

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.