Quinta, 13 Outubro 2016 14:16

Jovens da Estrutural (DF) partem para estágio de música em Roma Destaque

Escrito por Bruno Maciel
Avalie este item
(3 votos)
Jovens da Estrutural (DF) partem para estágio de música em Roma Foto: Divulgação Fundação BB

Dois participantes do Instituto Reciclando Sons receberam bolsas de formação musical na Itália

Damon Éric Aroucha, de 19 anos, e Arthur Douglas dos Anjos, 23, musicistas da Cidade Estrutural, embarcam no próximo dia 14 para estudar música clássica junto à Orquestra da Academia Nacional de Santa Cecília - a mais antiga instituição musical do mundo, em Roma, na Itália.

Os dois jovens se destacaram nas atividades realizadas pelo Instituto Reciclando Sons (IRS) e foram indicados pela Fundação Banco do Brasil para receber bolsas de estudos na instituição italiana. Nos próximos dois meses eles aperfeiçoarão as técnicas e habilidades instrumentais, participarão das atividades da JuniOrchestra (orquestra infanto-juvenil), receberão aulas individuais na Accademia e ainda poderão assistir às provas e concertos da orquestra sinfônica.

Desde a seleção até o dia do embarque, se passaram cinco meses. Durante esse período, os jovens tiveram uma preparação intensa: no IRS, cinco horas diárias de estudo musical; na Associação de Italiano Dante Alighieri, duas aulas particulares semanais do idioma; e ainda foram convidados pela Embaixada da Áustria, em Brasília, para participar de um workshop de refinamento de técnicas com professores gabaritados, além de apresentações na Embaixada da Itália, no Banco do Brasil e na Universidade de Brasília.

Para a maestrina e responsável pelo IRS, Rejane Pacheco, é a realização de um sonho antigo, vislumbrado desde a criação do Reciclando Sons. Ela acredita que os meninos voltarão para a Estrutural, "com uma visão ampliada de mundo, educação, cultura e sociedade".

Já Arthur dos Anjos, violinista, cantor lírico e professor, ressalta que a experiência também trará benefícios para outros alunos do Instituto Reciclando Sons. “Além do desenvolvimento técnico e artístico, de conhecer nova cultura e novo idioma, vou reaplicar os conhecimentos no Instituto”, revela.

A Seleção
A Tecnologia Social Educação Musical Modular é desenvolvida pelo Instituto Reciclando Sons e certificada pela Fundação Banco do Brasil. A iniciativa realizada no Distrito Federal utiliza a educação em música clássica para crianças e jovens como ferramenta para geração de renda e democratização da cultura. O modelo de educação modular é um sistema simples de aprendizagem em que os alunos conseguem tocar o instrumento de maneira efetiva em um ano.
A metodologia foi a vencedora da categoria Juventude do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, em 2013.
O envolvimento com a comunidade, a certificação como tecnologia social e o trabalho desenvolvido nos últimos 15 anos credenciou o Instituto Reciclando Sons para receber as bolsas de estudo.

O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social é o principal instrumento de identificação e certificação de tecnologias sociais. Ele é realizado a cada dois anos e se propõe a identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas, implementadas e que sejam efetivas na solução de questões relativas a alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.

As tecnologias sociais certificadas no âmbito do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tencologia Social são transferidas para o Banco de Tecnologias Sociais (BTS). Atualmente, o BTS conta com 850 soluções para diversas demandas sociais. Elas podem ser consultadas no seguinte endereço: www.fbb.org.br/tecnologiassociais .

O Instituto Reciclando Sons
O Instituto Reciclando Sons, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), nasceu da inconformidade da musicista Rejane Pacheco com a chamada elitização da música clássica, que dificulta o acesso das classes menos favorecidas aos espetáculos e escolas de música. Foi então que, em 2001, a maestrina escolheu o local ocupado por pessoas que buscavam no lixo uma fonte de renda para criar uma instituição que utilizava a música como instrumento de educação, ressocialização, geração de renda e inclusão social.
O nome Reciclando Sons surgiu da referência à reciclagem de lixo. Passados quase 14 anos, o Instituto já atendeu mais de duas mil crianças, adolescentes e jovens e se tornou reconhecido pela inovadora metodologia de ensino, adaptada à realidade da comunidade.

A Academia
A origem da Accademia Nazionale di Santa Cecilia – a mais antiga do mundo – ocorre no período de maior florescimento da Renascença. A consistência de um claro projeto artístico juntamente à contínua procura de novos territórios é a estratégia que a Accademia confere aos seus dois principais instrumentos da própria atividade: a Orquestra e o Coral – conjunto considerado há tempos entre os melhores no panorama italiano e internacional.

Ler 16273 vezes Última modificação em Quinta, 13 Outubro 2016 14:22

2 comentários

  • Link do comentário Rebecca dos santos sousa Quarta, 16 Novembro 2016 00:45 postado por Rebecca dos santos sousa

    Emocionante. Parabéns garotos e parabens maestrina, pelo belíssimo trabalho!

  • Link do comentário Djalma Fernandes de Araújo Filho Segunda, 17 Outubro 2016 16:59 postado por Djalma Fernandes de Araújo Filho

    Tive o prazer de conhecer e acompanhar, por um período, o trabalho do Instituto Reciclando Sons, bem como a persistência dos jovens aprendizes, agora musicistas.
    Verdadeira revolução social, com técnica, carinho e apoio de várias pessoas e organizações.
    Sucesso e bom aprendizado ao Damon e Artur.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.