Quinta, 27 Outubro 2016 16:51

Fundação BB investe em capacitação na comunidade do Varjão (DF) Destaque

Escrito por Cláudia Moreira
Avalie este item
(1 Votar)

Projeto do Centro Social Comunitário Tia Angelina vai debater sustentabilidade e formar 200 profissionais

A comunidade do Varjão comemorou a oficialização do projeto Sustentabilidade em Movimento, em Brasília (DF), no dia 24. A iniciativa do Centro Social Comunitário Tia Angelina vai oferecer oficinas de capacitação e empreendedorismo, sempre a partir do viés da sustentabilidade. Além dos cursos de qualificação profissional, haverá encontros de intercâmbio e aprendizagem. O projeto com investimento social de R$ 180 mil da Fundação Banco do Brasil e da Brasilcap objetiva ampliar o campo de trabalho e a geração de renda local. Os equipamentos didáticos serão adquiridos com os recursos do projeto.

O Sustentabilidade em Movimento aposta na demanda por mão-de-obra qualificada para empreendimentos com foco em sustentabilidade e preservação ambiental. O ensino de práticas de culinária, corte e costura e estética capilar, de grande interesse dos habitantes do Varjão, são relacionados a produtos e conceitos da agroecologia. O objetivo é fomentar um debate local sobre sustentabilidade e promover o uso de matéria-primas e insumos adaptados a essa proposta.

Os participantes poderão atuar em pequenos empreendimentos autônomos, com diferencial de mercado e que atendam a um público específico, como, por exemplo, a produção de doces e biscoitos com ingredientes agroecológicos; serviço de cabelereiros com insumos sustentáveis (shampoos, cremes de hidratação, etc); ou, ainda, a confecção de vestuários e acessórios com tecidos, pigmentos, fibras e sementes ecologicamente corretos. “Estamos muito felizes. Nossa missão é empoderar a comunidade e isso passa pela qualificação profissional. Com o projeto Sustentabilidade em Movimento queremos formar 200 profissionais”, promete Nair Queiroz Pessoa, diretora geral do Tia Angelina.

Centro Social
O Varjão, na extremidade norte de Brasília, próximo ao Lago Norte, apresenta índices de vulnerabilidade social, relacionados a desemprego, baixa escolaridade e condições precárias de inclusão social dos cerca de 12 mil moradores. Com mais de 20 anos de atuação, o Centro Social Comunitário Tia Angelina é referência na prestação de serviços sociais e educacionais na localidade. Além de diferentes projetos, a instituição oferece creche, reforço escolar, serviço de convivência, divulga serviços de utilidades gratuitos e vagas de emprego.

Ler 16304 vezes Última modificação em Quinta, 27 Outubro 2016 17:04

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.