Sexta, 27 Janeiro 2017 16:49

Catadores em Mimoso do Sul (ES) recebem recurso para capacitação e equipamentos

Escrito por Dalva de Oliveira
Avalie este item
(0 votos)

Trabalhadores que viviam do lixão contam com apoio da Fundação BB na gestão de empreendimento coletivo


Com o objetivo de melhorar as condições de trabalho, aumentar a renda e resgatar a cidadania dos catadores de materiais recicláveis, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mimoso do Sul, no Espírito Santo, e a Fundação Banco do Brasil vão promover curso de capacitação em associativismo e gestão para os trabalhadores associados.

O projeto, apresentado por meio do programa Voluntariado Banco do Brasil, vai receber R$ 40 mil. O investimento social também será empregado na compra de equipamentos – prensa, balança, torno e esmeril – que vão auxiliar o trabalho diário do participantes.

Danieli Ferrari Silva, de 29 anos, é catadora e atual presidente da associação. Antes da formalização da entidade, ela e os outros associados recolhiam o material reciclável no lixão da cidade. Ela conta que, após o fechamento, a prefeitura local ajudou na organização do empreendimento.

A associação iniciou os trabalhos há pouco mais de dois anos, de forma artesanal e sem os equipamentos básicos para a atividade de coleta, seleção e reciclagem de resíduos, o que demandava maiores esforços e tempo dos catadores, reduzindo sua produtividade e sua lucratividade. Diante disso, buscou parcerias para melhorar as condições de trabalho e aumentar a renda dos participantes. Hoje, todo material recolhido pela associação, uma média de 10 toneladas por mês, é separado e vendido para uma empresa da cidade vizinha de Cachoeiro de Itapemirim. Cada catador consegue uma renda mensal de um salário mínimo (R$ 937).

O sonho de Danieli é ver a associação crescer. “Meu maior desejo é ver a cooperativa integrando mais pessoas e ajudando mais famílias. Nós também incentivamos a consciência ecológica da população local”, declarou.

A formalização do convênio aconteceu nessa quinta-feira (26), com a presença dos catadores, representantes do Banco do Brasil e autoridades locais.

Ler 379 vezes Última modificação em Quarta, 01 Fevereiro 2017 15:35

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.