Terça, 10 Maio 2016 00:00

Alunos de projeto da Cidade Estrutural participarão de intercâmbio em Roma Destaque

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)
img Reciclando 1 md
Músicos do Instituto Reciclando Sons receberam bolsas da Academia Nacional de Santa Cecília

O violoncelista Damon Éric Pacheco e o violinista Arthur Douglas dos Anjos foram selecionados para receber bolsa de estudos de música clássica junto à Orquestra da Academia Nacional de Santa Cecília, em Roma, na Itália. “Receber os jovens na Itália vai ser um aprendizado para eles e para a Academia. As culturas dos dois países vão se misturar pelo intermédio da linguagem universal da música”, avalia o presidente da Academia Nacional de Santa Cecília, Michele dall´Ongaro, a instituição musical mais antiga do mundo.
Os jovens músicos participarão das atividades da JuniOrchestra, terão aulas individuais e ainda poderão assistir às provas e concertos da orquestra sinfônica. “O nascimento dessa relação me dá grande alegria, pois sei que para atingir o sonho é necessário muita luta e sacrifício”, afirma o maestro regente da Orquestra, sir Antonio Pappano.
A oportunidade de estudar na Itália surgiu por meio da Tecnologia Social Educação Musical Modular, iniciativa do Instituto Reciclando Sons, premiada e certificada pela Fundação Banco do Brasil, em 2013. O projeto localizado na Cidade Estrutural, em região de vulnerabilidade social de Brasília, é voltado a crianças e adolescentes que têm a música como ferramenta educacional em três dimensões: cultural, educacional e profissional. Damon e Arthur começaram como alunos e hoje são educadores sociais no projeto.
Eles devem embarcar para Roma no mês de outubro. “Até lá, pretendo me aprofundar nas características da cultura italiana e aprender um pouco do idioma. Tenho que aproveitar essa oportunidade para me desenvolver técnica e artisticamente, além de reaplicar os conhecimentos no Instituto”, revela Arthur, 23 anos, que também é violinista e cantor lírico no Reciclando Sons.
O presidente da Fundação Banco do Brasil Gerôncio Luna afirma que a concessão das bolsas para estudantes advindos de um projeto social certificado pela Fundação BB tem um reconhecimento especial. “O projeto utiliza a música como ferramenta de educação e democratização cultural, promovendo a interação com a comunidade", revela.
Ler 16305 vezes Última modificação em Terça, 25 Outubro 2016 08:41

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.