Terça, 31 Janeiro 2017 16:38

Agricultores familiares da região serrana do Rio de Janeiro recebem equipamentos

Escrito por Dalva de Oliveira
Avalie este item
(1 Votar)

Investimento social da Fundação Banco do Brasil e da Brasilcap vai ampliar o processamento de alimentos


O município de São José do Vale do Rio Preto, localizado na região serrana do Rio de Janeiro, é considerado o maior produtor de hortifrutigranjeiros do estado, e se destaca pela produção de chuchu, caqui, mexerica ponkan e frango.

Dentro desse contexto, o grande desafio da Associação dos Agricultores Familiares de São José de Vale do Rio Preto (Assaf) é fortalecer o trabalho dos 57 agricultores familiares associados, para mantê-los no campo e para que eles sejam capazes de alcançar novos mercados.

O projeto intitulado “Processando alimentos saudáveis” receberá investimento social de R$ 199,5 mil da Fundação Banco do Brasil e da Brasilcap.

O recurso será usado na compra de equipamentos e maquinários - um cortador e processador, um higienizador de ozônio, uma centrífuga, uma seladora a gás, embaladoras a vácuo e geladeiras.

De acordo com o presidente da associação, Aldair Machado, os novos equipamentos vão facilitar o trabalho, contribuir na melhoria da qualidade da produção e, consequentemente, gerar mais trabalho e renda para os agricultores da região. Ele ressalta que a Assaf já fornece alimentos para a merenda escolar de São José do Vale do Rio Preto e de Petrópolis, pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal.“Queremos alçar novos voos e alcançar grandes redes de fast foods,restaurantes e supermercados”, disse.

Machado também explica que os associados cultivam grande variedade de alimentos - como cenoura, beterraba, mandioca, couve e chuchu - que, com os novos equipamentos, podem vender os produtos cortados e embalados a vácuo, prontos para o consumo, por valor três vezes maior.

A formalização do convênio será nessa quarta-feira (1º), às 14 horas, no auditório da câmara municipal da cidade.

Ler 435 vezes Última modificação em Segunda, 13 Fevereiro 2017 16:12

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.