Segunda, 20 Março 2017 10:58

Famílias carentes são atendidas em projeto social de Fortaleza (CE) Destaque

Escrito por Dalva de Oliveira
Avalie este item
(1 Votar)

Com a parceria da Fundação BB, o projeto será ampliado e passará a atender as mães com capacitação para o mercado de trabalho

Para crescer de forma saudável, uma criança precisa de amor, cuidados, boa alimentação e segurança. É por essa razão que há mais de 30 anos, o Instituto da Primeira Infância (Iprede), de Fortaleza (CE) investe em ações que promovam o desenvolvimento da criança, com foco na primeira infância. A intenção é que elas recebam todo cuidado para que possam alcançar plenamente seu desenvolvimento físico e mental. Hoje, a instituição atende 1.350 crianças, com idades entre 0 a 6 anos em dois turnos, manhã e tarde. Os atendidos normalmente chegam com baixo peso e outros déficits que atrapalham o seu desenvolvimento com um todo.

No final de 2016, o Iprede apesentou o projeto “Vida Passada a Limpo” à Fundação BB com o objetivo de expandir ainda mais sua atuação, dessa vez, com ações que incluem as famílias das crianças atendidas. O projeto recebeu R$ 61 mil para estruturação de uma cozinha e de um centro de informática. Os espaços serão usados na capacitação de 40 mulheres, em oficinas de noções básicas para o mercado de trabalho, zeladoria e doceria. Durante as capacitações, as atendidas receberão noções básicas de vestuário, textual, linguagem do trabalho e planejamento financeiro.

Segundo a diretora-secretária, Joana Clemente, os contemplados são pessoas que vivem hoje em situação de vulnerabilidade social, que fragiliza a capacidade que têm as famílias de organizarem o próprio cotidiano, o próprio sustento e a capacidade de corresponder às necessidades essenciais dos filhos. As mães cuidadoras como são mais conhecidas, são inseridas no projeto de forma espontânea ou por indicação dos postos de saúde.

“Queremos que essas pessoas tenham uma vida digna, um emprego, sejam empreendedoras e que possam transformar suas vidas e das crianças. Vejo esse projeto como algo extremamente rico, em que de fato a gente vê a mudança. Quando cuidamos da família, muda a realidade do todo e essa é a grande magia, a grande transformação social que a Fundação BB está nos proporcionando”, declarou.

 

Ipredi  Ipredi1

 

A realização deste projeto contempla  três  Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda da Organização das Nações Unidas com metas para o ano de 2030.

1  3  10

Ler 677 vezes Última modificação em Segunda, 20 Março 2017 11:38

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.